A maioria dos candidatos acredita que responder provas dos anos anteriores seja uma boa opção
Os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 5 e 6 de novembro já vivenciam a reta final de preparação para as provas, na busca por uma vaga em uma instituição pública de ensino superior. Com o objetivo de atingir um bom desempenho, cada estudante traça suas pró- prias estratégias. Leituras e resolução de questões fazem parte da rotina diária destes candidatos. E para obter a tão sonhada aprovação, alguns deixam de lado, até mesmo, os momentos de lazer.
A reportagem do Jornal O DIA conversou com três estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que se preparam para o Enem 2016. Segundo eles, nas últimas semanas antes da prova a ansiedade é cada vez mais presente. Sarah de Souza, de 18 anos; Maria Luiza Lemos, 17 anos; e João Pedro, 17 anos; já participaram do exame em anos anteriores, mas dessa vez é diferente, a pressão por resultados é ainda maior, por estarem no último ano da vida escolar.
“Passamos o ano inteiro com uma rotina intensa de estudos, e esse é o momento que o cansaço começa a bater”, destaca Sarah, ao lembrar-se dos meses iniciais da preparação para o Enem 2016. “Apesar da ansiedade e do cansaço, é fundamental conseguir manter o foco”, completa Maria Luiza, ao destacar as dificuldades enfrentadas durante a rotina de estudos. João Pedro é mais contido, e diz que na reta final a saída é otimizar o tempo. “Agora não adianta mais estudar muitas horas por dia. O melhor é diminuir o tempo de estudo, para ter uma maior eficiência”, avalia o estudante.
Para alcançar um bom resultado nas provas do Enem, é essencial conhecer o estilo de questões e os tipos de conteúdo cobrados nos anos anteriores. Essa é uma estratégia que pode auxiliar na melhoria do desempenho, além de facilitar a preparação. “Comecei a responder as provas dos anos anteriores, e isso tem me ajudado na preparação”, destaca João Pedro. “O Enem segue um padrão de questões, que não muda muito de uma edição para outra”, avalia Maria Luiza. Para Sarah de Souza, responder as provas dos anos anteriores contribui para um melhor entendimento. “É uma prova diferente, que requer muita interpretação”, pontua a estudante, ao destacar a importância da leitura nas provas.
Além da preparação para as provas, os estudantes também estão no momento de decidir sobre a futura profissão que pretendem atuar. Essa escolha também pode refletir no desempenho nas provas do Enem. Sarah pretende cursar Economia, Maria Luiza pretende cursar Medicina, e João Pedro, quer Direito. Segundo eles, o fato de estar seguro a respeito dessa decisão traz mais confiança para a resolução das provas.
“Quando você já sabe qual o curso vai querer, você tem mais foco para estudar”, avalia Sarah. “Quando você estabelece metas, você consegue se organizar melhor, o que é primordial”, destaca Maria Luiza. “Também ajuda no momento de organizar a rotina de estudos, pois você já sabe em que conteúdos deve focar mais”, completa João Pedro.
“Ansiedade e nervosismo podem interferir no desempenho do candidato”, diz psicóloga
Ansiedade e nervosismo fazem parte da preparação dos estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar de ser comum, nos meses que antecedem a prova, essa tensão pode acabar influenciando negativamente o desempenho, além de causar problemas de saúde para o estudante.
“Quando chega nessa etapa do 3º ano, que o aluno precisa estar mais focado, a questão emocional começa a interferir muito. Começam a aparecer sintomas comportamentais, como dificuldades para se alimentar, falta de sono, dificuldades de concentração. Também existem os sintomas emocionais, em que o aluno fica triste e desmotivado. Isso interfere completamente no desempenho na preparação, e, principalmente, no dia da prova”, destaca a psicóloga Tayra Santana, que acompanha estudantes que se preparam para as provas do Enem e de outros vestibulares.
A escolha profissional também é um fator que gera ansiedade nos estudantes que se preparam para o Enem. Os meses que antecedem a prova, geralmente, são marcados por dúvidas e incertezas. “Alguns alunos não se acham capazes de conseguir a aprovação. A incerteza e o medo também contribuem para essa ansiedade”, pontua.
Nos momentos finais de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a família deve desempenhar um importante papel no controle da ansiedade dos estudantes.
Últimas semanas devem ser voltadas para revisão de conteúdos, mas sem exageros
Faltando pouco mais de um mês para a realização das provas do Enem, a preparação dos estudantes que vão participar das provas deve ser estratégica, sem grandes exageros. O professor de Linguagens, Alex Romero, esclarece que esse é o momento de revisar os conteúdos assimilados durante todo o ano.
“Nesses últimos dias que antecedem as provas, o ideal é que o aluno faça revisões pontuais, com a resolução de questões e exercícios. Não é mais momento de desespero, os conteúdos já foram ministrados, o momento agora é de revisar”, destaca o professor.
Além de dominar os conteúdos cobrados nas provas do Enem, os estudantes também precisam ter habilidade para resolver as questões no tempo estabelecido. No primeiro dia, em que acontecem as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, os estudantes têm, no máximo, 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, em que acontecem as provas de Linguagens, Matemática e Redação, o tempo máximo de prova é de 5 horas e 30 minutos.
“Essa preparação deve ser feita através dos simulados, não existe outra forma. Quando o aluno prática simulados com a mesma dura- ção das provas do Enem, ele não vai sentir tanta dificuldade na hora de resolver as questões”, pontua o professor Alex Romero.
Fonte: CM NEWS