Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem 2017 marca início da expedição das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza nesta quarta-feira, 27, das 9h às 18h, o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O objetivo é discutir a operacionalização logística da distribuição das provas e da aplicação do Exame entre os principais envolvidos. O Inep anunciará, ainda, inovações em segurança que serão incluídas na edição e será concedida a autorização ministerial para o início da expedição das provas.
A ordem de serviço com autorização para a expedição das provas será assinada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Após a assinatura, sairá do local o primeiro carregamento de provas em direção aos pontos de armazenagem no interior do país. O Encontro será dividido em duas partes. Durante a manhã ocorrerão as solenidades e a divulgação das novidades em segurança. Essa parte do Encontro está aberta à cobertura da imprensa. À tarde ocorrerá uma reunião de alinhamento, restrita aos envolvidos na logística do Enem.
Estarão presentes o Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho; a presidente do Inep, Maria Inês Fini; o representante do Ministério da Defesa, Capitão de Mar e Guerra Hiran Pantaleão de Mello Alves; o representante do Diretor Geral do Departamento de Polícia Federal, Franco Perazzoni; o vice-presidente da ECT, José Furian Filho; o vice-presidente de Operações da ECT, Miguel Martinho dos Santos Junior; o representante da gráfica RR Donnelley, Amilton Garrau; o líder do Consórcio Aplicador, Álvaro Henrique Monteiro de Freitas; e o Comandante do 4º BIL, Julio Cesar Toledo de Sousa.