Graduandos concluintes habilitados a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 têm até o dia 20 de novembro para preencher o Questionário do Estudante no sistema Enade.
De acordo com a Portaria Normativa nº 40, de 2007, em sua atual redação, a pesquisa é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter a opinião dele em relação à instituição de ensino que estuda.
Após o preenchimento do Questionário, o aluno poderá acessar a informação sobre seu local de prova e quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante. De acordo com a Portaria Normativa nº 05 de 09 de março de 2016, o não preenchimento implicará situação de irregularidade do estudante junto ao Enade 2016.
Este ano, serão avaliados os cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: agronomia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar e radiologia. As provas serão realizadas em todo o Brasil em 20 de novembro.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Fonte: ABMES
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde