O FIES 2017 está rolando e é preciso ficar de olho no calendário para não perder nenhum detalhe do processo seletivo!
O FIES é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.
O FIES começou e milhares de candidatos já estão de mangas arregaçadas na batalha por um financiamento estudantil a juros baixos subsidiado pelo Governo Federal.
A seleção, comprovação de documentos e assinatura do contrato acontecem em poucos dias, com um prazo bem apertado. Quem não se ligar nas datas perde a chance de ganhar o benefício e só vai poder concorrer novamente mais adiante.
Se você vai tentar o FIES no primeiro semestre de 2017, confira o cronograma completo do processo seletivo para não perder nenhum detalhe – nenhum mesmo. Vamos lá!
Principais datas do FIES 2017
O FIES é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.
Para acompanhar direitinho o andamento do processo seletivo, você precisa ficar ligado nas datas de cada uma dessas etapas.
Veja a seguir:
Processo seletivo: 7 a 10 de fevereiro
O processo seletivo do FIES 2017 abre no dia 7 de fevereiro, terça-feira, e já encerra na sexta-feira, dia 10. O candidato tem apenas quatro dias para se inscrever e escolher o curso desejado – o que não é lá um processo tão simples quanto parece.
Diferentemente do Sisu e do ProUni, no FIES o candidato tem alguns passos a mais. Veja o que é preciso fazer para concorrer ao benefício:
-Na página de inscrição, informar CPF e data de nascimento. O sistema encontra todas as edições do Enem de que o candidato participou e indica se ele pode ou não entrar na disputa pelo FIES 2017.
-Na sequência é preciso informar um e-mail válido. O FIES envia um link de ativação.
-Quando finalmente conseguir acessar o sistema, o candidato terá que informar o CPF dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento e a renda bruta mensal de cada um deles (se for o caso).
-Só depois disso tudo é que o candidato vai poder escolher um curso e turno em qualquer instituição cadastrada com vaga disponível.
Como dá para perceber, a inscrição no FIES exige uma certa dedicação. Por isso, a nossa recomendação é que você entre no sistema o quanto antes, cumpra todas essas etapas e dedique-se à monitorar a nota de corte (menor nota para entrar) do curso que você escolheu. Se estiver mais alta que a sua, é possível mudar de opção quantas vezes quiser, até o encerramento do processo seletivo.
Divulgação dos resultados: 13 de fevereiro
O resultado do FIES 2017 sai na segunda-feira logo após o encerramento das inscrições.
Nesse dia serão conhecidos os nomes do aprovados em primeira chamada e os daqueles que ficaram em lista de espera.
Segunda etapa de inscrição: 14 a 20 de fevereiro
Quem for aprovado na chamada única terá que se preparar para a segunda etapa de inscrição do FIES 2017. Dos dias 14 a 20 de fevereiro o candidato terá que acessar o e informar todos os dados necessários para dar continuidade ao processo de obtenção do financiamento.
Depois desta etapa, o candidato ainda terá um prazo para:
-Apresentar a documentação necessária à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade escolhida.
-Comparecer a um agente financeiro do FIES para fazer a contratação do financiamento.
Lista de espera: 14 de fevereiro a 03 de março
Quem ficar em lista de espera também precisa estar ligado no cronograma. Os nomes começam a ser chamados a partir do dia 14 de fevereiro (um dia depois da divulgação dos resultados) e até o dia 3 de março os candidatos ainda podem conseguir vaga.
Mas aqui não basta apenas cruzar os dedos e torcer. Assim que seu nome em lista de espera for chamado, o candidato terá um prazo de apenas cinco dias corridos (veja bem: não são cinco dias úteis!) para dar prosseguimento ao processo de inscrição.
Nossa recomendação para quem ficar em lista é: acesse o sistema todos os dias! Se o seu nome aparecer entre os convocados, você terá que correr com a inscrição no SisFIES, na CPSA e no agente financeiro.
Quem perder a data cede o financiamento para o próximo candidato da fila.
Quem pode participar do FIES 2017?
Para participar do FIES 2017 é preciso atender a dois pré-requisitos básicos:
-Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
-Apresentar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.
Faculdades que aceitam o FIES
Um dos pontos positivos do FIES é que o benefício só é concedido em instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação – o que garante que o aluno irá estudar num lugar bacana e terá o diploma bem aceito no mercado de trabalho.
Fonte: CM NEWS
About The Author
Veja também
-
“Principal preocupação com o EAD é qualidade”
-
EAD democratiza acesso ao ensino superior, mas garantia de qualidade ainda é desafio
-
Avanços e desafios do novo Enade
-
MEC anuncia aumento do teto para financiamento do curso de Medicina no FIES
-
Fies beneficia mais de 50 mil estudantes, maioria são mulheres