CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2016 INICIA COLETA DE DADOS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o sistema eletrônico de coleta de dados do Censo da Educação Superior 2016. Todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, sejam elas públicas ou particulares, deverão preencher as informações.

Após a divulgação oficial dos dados consolidados do Censo da Educação Superior (Censup), a informação prestada pela IES passa a figurar como estatística oficial da Educação Superior, não sendo possível realizar qualquer inclusão, exclusão ou alteração nesses dados. O representante legal da IES é responsável pela exatidão e fidedignidade das informações.

Já o preenchimento dos dados é uma responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep. É o PI que responde aos questionários eletrônicos do sistema Censup, verifica e corrige possíveis inconsistências e responde qualquer questionamento.

Censup – O Censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies, e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

Clique aqui para acessar o Sistema Censup 2016

Clique aqui para acessar  manuais, glossários, questionários, leiautes de migração e tutorial em vídeo

 

Fonte: ABMES