Os estudantes que emitiram a ID digital do Ministério da Educação poderão continuar utilizando o documento enquanto a matrícula do aluno em uma instituição de ensino, estiver ativa no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). Ao todo, mais de 300 mil carteirinhas foram emitidas gratuitamente pelo Ministério.
Os documentos continuam a valer, apesar de a Medida Provisória (MP) que instituiu a ID Estudantil ter expirado no último domingo, 16 de fevereiro, e impedir novas emissões.
Quem não conseguiu obter o documento digital terá, a partir desta segunda-feira, 17, que solicitar a emissão por meio das entidades estudantis.
A ID Estudantil, lançada em 6 de setembro de 2019, permitia a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada. O produto foi ofertado em ambiente digital, nas lojas Google Play e Apple Store, o que evitou a impressão de papel e reduziu a burocracia e o risco de fraudes. A MP aguardava votação no Congresso Nacional.
A emissão do documento foi subsidiada pela criação do SEB. Inédita, a iniciativa criou um banco de dados nacional dos estudantes. Mais de 6 milhões de estudantes foram cadastrados na plataforma por 7,1 mil instituições da educação básica e da superior.
O SEB permite o acompanhamento, por exemplo, da regularidade escolar do estudante. O projeto foi pensado para que as políticas públicas sejam, cada vez mais, aperfeiçoadas.
Referência: Ascom/MEC
Fonte: ANUP
About The Author
Veja também
-
EDUX21 emite comunicado sobre Prorrogação do prazo para publicação do Novo Marco Regulatório EAD
-
3 em cada 4 formados em medicina no Brasil são brancos; apenas 2,8% são pretos, diz IBGE
-
MEC empossa novos membros do Conselho Superior da Capes
-
Quais são os cursos superiores mais procurados do Brasil? Veja lista
-
Proporção de adultos com ensino superior quase triplica em 22 anos