CAPES e Sociedade Brasileira de Física debatem Avaliação Quadrienal

A Avaliação Quadrienal 2017-2020 pautou reunião nesta terça-feira, 21 de dezembro, entre as presidentes da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Débora Peres Menezes. O encontro foi realizado na sede da Fundação, em Brasília.

Cláudia de Toledo explicou que o objetivo da conversa foi promover um fortalecimento institucional. “Esse encontro é um incentivo para que a área de avaliação da Física possa contribuir com a Avaliação Quadrienal”, afirmou a presidente da CAPES.

Débora Peres Menezes disse que a SBF se propõe a ajudar no processo. “É importante que mantenhamos o padrão de excelência de décadas da Avaliação Quadrienal. E a SBF pode auxiliar a CAPES na parte de Física”, disse a presidente da SBF.

Também participou da reunião Anderson Stevens Leônidas Gomes, conselheiro da SBF. Ele elogiou a receptividade da presidência da CAPES e o timing do encontro. “Essa visita abre, de ambos os lados, uma interlocução”, disse.

A coordenação da Física junto à CAPES passou por mudanças na Avaliação Quadrienal. Foi uma das quatro, de um total de 49 áreas de avaliação, cujos coordenadores pediram para deixar o cargo. Na reunião, a Fundação reiterou o compromisso com o controle de qualidade da pós-graduação brasileira.

Criada em 1966, a SBF congrega os físicos e os professores de Física do País e tem por objetivo estimular a melhoria do ensino de Física no País.

Sobre a Avaliação Quadrienal

A Avaliação Quadrienal é o principal controle de qualidade da pós-graduação brasileira. Nela, o Conselho Técnico-científico da Educação Superior (CTC-ES), presidido pela Diretoria de Avaliação da CAPES, atribui notas de 1 a 7 para os programas de pós-graduação (PPG). Os PPG podem recorrer das decisões do CTC-ES junto à presidência da Fundação.

Receber nota 3 é o mínimo para se manter em funcionamento, só com mestrado. Já para doutorado, a nota de corte é 4. Os programas com notas 6 e 7 são considerados de excelência. Programas de pós-graduação novos, em seu primeiro período de funcionamento, não podem receber nota inferior a 3.

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO