Comunicado SEMERJ
11/08/2021
Prezados Mantenedores,
Conforme noticiado pela mídia e também com base em informações extraídas do Portal Agência Câmara de Notícias, a Câmara dos Deputados aprovou na data de ontem o texto base da Medida Provisória 1045/21, que renova o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores e criou bolsa para jovens no mercado de trabalho. As regras valem para quem tem carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial.
O texto base do Relator, Deputado Christiano Aureo (PP-RJ), todavia foi alvo de destaques, de iniciativa de outros parlamentares, ensejando análise pela Casa que será realizada em outra sessão com data a ser designada, incorporando eventuais modificações, de modo a se chegar a uma redação final, a qual será encaminhada ao Senado e, posteriormente deverá passar pela sanção do Presidente da República.
A Medida Provisória, cujos principais tópicos, sujeitos, como acima noticiado, a alterações, deverá ter sua votação concluída até o dia 07 de setembro de 2021, sob pena de perder a validade.
O texto base do Relator incorpora outros temas na MP, como por exemplo, programas de primeiro emprego e de requalificação profissional, mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e definição de quem pode contar com gratuidade no acesso à Justiça.
O SEMERJ, através de sua Assessoria Jurídica estará acompanhando a tramitação legislativa e informando oportunamente sobre o teor e consequências das medidas que passarão a reger o dispositivo, no que se refere às IES filiadas.
Atenciosamente,
Diretoria Colegiada – Direx
About The Author
Veja também
-
MEC pagará bolsa de R$ 1050 para estudantes de Licenciaturas; cursos EAD são vetados do programa
-
REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior