ABMES E INEP APRESENTAM BALANÇO E PERSPECTIVAS PARA A AVALIAÇÃO VIRTUAL IN LOCO

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está realizando as avaliações externas in loco virtualmente. Para realizar um balanço e traçar perspectivas para a avaliação virtual in loco, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou, nesta terça-feira (31), um encontro on-line com representantes do Inep e apresentou dados exclusivos da enquete realizada com 202 instituições que receberam visitas na modalidade a distância. A ocasião marcou o fim da programação do mês de aniversário de 39 anos da Associação.

Sob a coordenação do diretor presidente da Associação, Celso Niskier, participaram do evento Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Inep; Luís Filipe Grochocki, diretor de Avaliação da Educação Superior (DAES/Inep) e Paulo Chanan, assessor da presidência da ABMES e diretor de regulação do Grupo Ser Educacional S/A.

As avaliações externas virtuais in loco foram definidas como uma solução emergencial para retornar os processos de visita das comissões de avaliações enquanto durasse a pandemia da Covid-19. Até 30 de agosto foram realizadas 2 mil avaliações. Agora, o Inep estuda manter a modalidade como permanente.

Em pesquisa realizada pela ABMES com 232 representantes de 202 instituições de educação superior (IES), a avaliação virtual in loco apresentou conceitos satisfatórios nas cerca de 600 visitas que foram realizadas. Para 85% dos respondentes a modalidade deveria ser mantida após a pandemia e 72% daqueles que receberam visitas disseram preferir o modelo virtual. Entre os que opinaram, 73,7% consideram que o formato pode ser empregado em cursos de graduação de qualquer área e 76,3% afirmaram que não houve prejuízo em relação ao instrumento de avaliação em função da visita ter sido realizada por meios digitais. A enquete foi incentivada pelo Inep e pode ser conferida na íntegra aqui (acesso exclusivo aos associados ABMES).

“A pesquisa foi um desafio feito pelo Inep e aceito pela ABMES. Ela teve por objetivo medir como as instituições que receberam as avaliações virtuais in loco se sentiram e como avaliaram a experiência”, explicou Celso Niskier ao abrir o evento.

Os dados e sugestões das IES consultadas foram entregues aos representantes do Inep que também apresentaram um balanço das ações realizadas desde abril. Segundo Danilo Dupas, presidente do Inep, o órgão tem capacidade de realizar 500 avaliações virtuais in loco por mês. “A partir de outubro conseguiremos realizar 400 visitas por semana, 1.600 visitas por mês. Hoje temos cerca de 4 mil avaliadores no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) capacitados para atuar no novo modelo. O alcance dessas duas marcas é resultado da reformulação das avaliações das IES. A pandemia exigiu soluções diferentes para seguirmos cumprindo nossa missão, mas o modelo virtual é uma evolução natural”.

Em sua apresentação, Luís Filipe Grochocki destacou mais dados, levantados pelo Inep, sobre a modalidade de avaliação – clique aqui para acessar (exclusivo para associados ABMES). “A ideia de realizar essa pesquisa foi de avaliar os resultados iniciais e também ter dados para apresentar à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) com objetivo de tornar a avaliação externa virtual in loco efetivamente uma modalidade independente da pandemia”.

Ao final, Paulo Chanan fez um apanhado do contexto sob a ótica das instituições e a compartilhou sua impressão. “Para nós, operadores da regulação da educação superior, é uma imagem decisiva. Todos nós estamos em processos que nos exigem inovação o tempo todo. Nós temos, até então, um ambiente de avaliação ainda não tão adequado a esse momento inovativo que temos vivido e hoje há um alinhamento entre a inovação necessária e a entrega correspondente”.

Mérito ABMES da Educação Superior
Antes do encontro virtual com o Inep, a ABMES realizou a cerimônia de outorga da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior. Receberam a honraria o senador Izalci Lucas, a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e o membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier.

Criada em 2018, a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior entrega comendas eméritas a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que se destacaram por serviços relevantes prestados à educação e à sociedade como um todo, se destacam em seus valores pessoais e comunitários.

A ABMES realiza todos os meses seminários virtuais com os temas mais atuais da educação superior. São convidados especialistas que contribuem com as perspectivas do mercado, da regulação e da tecnologia. Em agosto, as temáticas são motivadas pela comemoração do aniversário de 39 anos da Associação.

Assista a íntegra do seminário virtual aqui.

FONTE: ABMES