ABMES: 39 anos contribuindo com a educação superior

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro

02/08/2021 06:00:00

Chegamos a agosto de 2021, mês e ano em que a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) completa 39 anos de existência. Prestes a encerrar sua quarta década de vida e iniciar um novo decênio, a maior entidade representativa da educação superior particular do país é resultado do trabalho árduo e do comprometimento dos seus fundadores e dos gestores que os sucederam.

Fundamentada no terreno seguro de uma retomada democrática que se avizinhava e erguida da convicção da importância da educação para o progresso do Brasil, a ABMES cresceu e se fortaleceu junto com a educação superior no país, em um intenso processo de retroalimentação e simbiose.

Em 1982 havia 614 instituições particulares de educação superior no país. Hoje, somos 2.306 universidades, centros universitários e faculdades presentes nos quatro cantos do Brasil. De Norte a Sul. De Leste a Oeste. Todo esse crescimento não teria sido possível sem a existência uma representatividade forte e atuante em prol dos legítimos interesses do setor.

Com uma atuação nacional, mas atenta às especificidades locais e caminhando de mão dada a cada mantenedora associada, a ABMES tem no seu DNA o espírito aguerrido e visionário dos seus fundadores. Além disso, ao longo das décadas, também foi adquirindo características de cada momento histórico e das pessoas que contribuíram para consolidá-la como uma interlocutora fiel do setor, criando uma identidade própria resultante de uma grande obra coletiva.

Candido Mendes, Édson Franco, nosso saudoso Gabriel Mario Rodrigues e Janguiê Diniz imprimiram suas marcas e deixaram grandes legados nas suas gestões. Legados que, hoje, ao lado de uma diretoria vibrante e atuante, tenho a missão de manter ao mesmo tempo em que precisamos conduzir a Associação a novos horizontes, novos padrões impressos pela sociedade que emergiu neste disruptivo e acelerado século 21. É nesse contexto que nossa gestão tem se empenhado na implementação da ABMES 4.0, focada na transformação digital da Associação e no suporte para que essa mudança também aconteça no âmbito das IES.

Nos últimos três semestres precisamos enfrentar a maior crise da sociedade moderna e na qual poucos setores foram tão afetados como o da educação. Não fosse a sua forte base de sustentação, talvez a ABMES não tivesse sobrevivido para celebrar mais um ano de existência. Mas o que temos experimentado é o fortalecimento da entidade acompanhado de uma grande capacidade de reinvenção e atualização dos seus processos, sem perder de vista a sua missão institucional de contribuir para o fortalecimento da educação superior brasileira.

Essa mesma resiliência ficou evidenciada nos esforços das instituições particulares de educação superior para garantir a continuidade das graduações em meio a uma imensa crise sanitária. Mas, como a migração do presencial para o remoto demandava mais do que softwares e tecnologia, desde o início da pandemia de Covid-19 a ABMES atuou de forma intensa para garantir, junto aos reguladores da política educacional, a base legal necessária para esse novo momento. Certamente, nos vimos diante de um dos maiores desafios enfrentados pela Associação ao longo dos seus 39 anos.

Como resultado, caminhamos para os 40 anos com a certeza de que ao longo de toda a trajetória temos feito a diferença e contribuído para a educação brasileira. Hoje, conseguimos olhar para o futuro e projetar uma quinta década fundamentada em uma existência cada vez mais digital, mas, também, cada vez mais acolhedora, mais protagonista e mais conectada com nossos associados e com a sociedade brasileira.

Parabéns e vida longa à ABMES!

FONTE: ABMES