20º FNESP discute Desafios da 4ª Revolução Industrial na Educação Superior

O 20º Fórum Nacional do Ensino Superior, maior evento de educação superior da América Latina, será realizado pelo Semesp nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo, e reunirá especialistas que atuam no Brasil, EUA, Reino Unido e Suíça para abordar os desafios da 4ª Revolução Industrial e apontar caminhos que permitam a sintonia das IES brasileiras com os avanços tecnológicos.
“A 4ª Revolução Industrial tem provocado avanços tecnológicos e mudanças sistemáticas em vários setores”, afirma o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. “Neste 20º FNESP, vamos abordar os impactos desses avanços para o ensino superior e provocar a reflexão das Instituições sobre questões como a relevância do diploma, as novas profissões, a tecnologia digital nessa nova era, e as possibilidades de projetos que insiram as IES no século 21”, explica Capelato.
A grande inovação na 20ª edição do FNESP é que, pela primeira vez, os estudantes universitários também terão espaço para apresentar para mais de 700 mantenedores e gestores educacionais suas sugestões de como tornar o ensino superior mais atrativo e mais proveitoso.
Outro destaque desta edição do evento é o lançamento do Mapa do Ensino Superior 2018, desenvolvido pela Assessoria Econômica do Semesp, que oferece um panorama completo da educação superior brasileira. O Mapa do Semesp apresenta nessa 8ª edição um capítulo especial sobre as profissões do futuro, elaborado com base em relatórios e estudos publicados e em uma ampla pesquisa do mercado de trabalho no Brasil e no mundo, com uso da metodologia Big Data Analytics. O estudo foi dividido em oito áreas (Educação; Humanidades e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; Saúde e Bem-Estar Social; e Serviços) e, com base em uma análise de probabilidade, apresenta três a quatro profissões do futuro para cada área, além da definição de habilidades e competências que serão comuns a todos os profissionais.
A programação completa está disponível no site: http://www.semesp.org.br/fnesp/