Vem aí a Semana da Responsabilidade Social

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro

13/09/2021 06:00:00

Há 17 anos, setembro é o mês da responsabilidade social na ABMES. É quando estimulamos a intensificação das ações voltadas para a comunidade por meio da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular que, neste ano, acontece entre os dias 20 e 25. A iniciativa integra a Campanha homônima que, ao longo de todo o ano, estimula e reconhece as atividades desenvolvidas pelas instituições em áreas como educação, saúde, inclusão digital, atendimento jurídico, cultura e meio ambiente.

Ao longo dos anos, milhares de ações foram desenvolvidas por instituições de educação superior de todo o país, aproximando estudantes, docentes e colaboradores das comunidades nas quais estão inseridas, em uma perfeita simbiose que resulta em benefícios que vão além do atendimento às populações mais vulneráveis. Entre os estudantes, além da oportunidade de colocarem em prática parte do conhecimento acadêmico adquirido ao longo da graduação, há o desenvolvimento ou a ampliação da consciência social e do papel de cada indivíduo para a superação do grave quadro de desigualdade socioeconômica vivenciado no Brasil.

Embora o momento pandêmico pelo qual estamos passando seja, em si, um grande desafio para a educação como um todo, não me ocorre outra situação na história recente da humanidade que tenha demandado tanta empatia, solidariedade, união e senso de coletividade. E, nesse contexto, a responsabilidade social das instituições educacionais nunca foi tão necessária – e tão valorizada.

Além disso, para além do contexto sanitário, as IES têm outro grande motivo para investirem em atividades voltadas para a comunidade: a curricularização da extensão universitária. Conforme estabelece a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, as instituições têm até o final de 2022 para implementarem, no mínimo, 10% da carga horária de seus cursos de graduação para a extensão universitária.

Trata-se de uma medida com enorme potencial para aumentar a responsabilidade social das IES tendo em vista que poderão oferecer mais serviços, treinamentos e capacitações para a comunidade, tendo maior impacto social e ganhando sustentabilidade, além de melhorarem seus indicadores junto ao Ministério da Educação. Estamos, portanto, diante de um pacote completo de estímulos para que 2021 seja um ano diferenciado em relação à atuação social das IES.

No âmbito da ABMES, a exemplo do que ocorreu em 2020, estimulamos que as instituições realizem suas atividades respeitando as medidas sanitárias necessárias para conter a propagação do vírus, especialmente diante do atual cenário de incertezas provocado pela variante delta. Por isso, seguimos aceitando prints de tela e/ou vídeos de gravação de tela, além de fotografias, como registro das ações realizadas. Lembre-se que esse registro é essencial para aquelas IES que desejarem receber o Selo Instituição Socialmente Responsável, concedido pela Associação às instituições que participam a cada ano da Campanha.

Se a sua instituição já realizou atividades de responsabilidade social este ano, ou vai realizá-las durante a Semana da Responsabilidade Social, lembre-se de cadastrá-las no sistema da ABMES até o dia 5 de novembro.

Vamos nos unir nessa corrente de solidariedade e mostrar que o setor particular de educação superior, tão essencial na formação dos profissionais brasileiros, também se faz presente na construção de um país melhor para todos.

FONTE: ABMES