Três anos em um piscar de olhos

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

11/07/2022 06:00:01

Parece que foi ontem, mas em maio completou três anos desde que assumimos a missão de estar à frente da Gestão 2019 – 2022 da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Enquanto a Terra percorria 2,8 bilhões de quilômetros para completar seus três movimentos de translação do período, muita coisa acontecia aqui dentro deste magnífico e insignificante (do ponto de vista do universo) ponto azul.

Para começar, enfrentamos uma pandemia que colocou o planeta em compasso de espera (na perspectiva de quem está aqui dentro, claro, porque o baile ao redor do sol seguiu seu ritmo). Menos de um ano após o início da gestão, tivemos que colocar boa parte do nosso planejamento de lado e reestruturar não apenas os projetos, mas a própria Associação e a educação superior como um todo. O que não mudou em momento algum foram os nossos compromissos de fazer uma gestão de todos e para todos, de levar a ABMES a um novo patamar tecnológico e de fortalecer a imagem do setor frente à sociedade brasileira.

Por isso, ao longo dos últimos três anos, apesar de todas as adversidades, colocamos para funcionar iniciativas como o ABMES Linc (Learning and Inovation Center), uma central de aprendizagem, inovação e criatividade que reúne conteúdos como vídeos, programas, parcerias, cursos e muita informação de qualidade para auxiliar na capacitação e na transformação digital das instituições de educação superior. Entre seus desdobramentos mais conhecidos, e reconhecidos, está o podcast “E por falar em educação”, com três temporadas e 46 episódios produzidos.

Com uma gestão pautada pelo o que chamamos de 5Is (Informação; Influência; Inovação; Internacionalização; Integração), abrimos novos canais de interlocução com as mantenedoras associadas (como o Fale com o Presidente e a consultoria jurídica remota, com mais de 1.200 atendimentos no período) e intensificamos a comunicação com a sociedade, especialmente por meio do movimento “Eu sou o futuro”, desenvolvido em parceria com a Futuria, iniciativa de educação do Santander Universidades, com o objetivo de fortalecer o setor particular de educação superior e oferecer à população benefícios exclusivos em milhares de IES de todo o país. Em 2021, a iniciativa mobilizou mais de 5.300 unidades educacionais, mais de 128 mil usuários únicos acessaram a plataforma on-line do movimento e 5.142 efetivaram seus cadastros, indicando os cursos desejados e as instituições de preferência.

Esses e muitos outros projetos foram desenvolvidos ao mesmo tempo em que mantivemos as ações pré-existentes e ainda precisamos intensificar a incidência junto aos gestores da política educacional, visando ajustar a legislação ao contexto de distanciamento social imposto pela pandemia (e a consequente adoção das aulas remotas). Entre as iniciativas que fazem parte da história da Associação, foram realizados 46 seminários (entre presenciais, virtuais e híbridos); 7 cursos e 2 workshops, totalizando 562 profissionais das IES capacitados; e 20 publicações disponibilizadas pela ABMES Editora, além do apoio a outras três do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum).

O que foi apresentado até aqui é uma pequena parcela de tudo o que foi realizado nos últimos três anos pela ABMES. Um relato mais amplo e detalhado está disponível no Relatório de Gestão 2019 – 2022, publicado pela ABMES Editora e com acesso liberado no site da Associação.

Embora o ciclo da Gestão 2019 – 2022 tenha se encerrado, um novo foi iniciado. Seguimos à frente da Gestão 2022 – 2025 com a energia renovada para defender um ensino superior de qualidade e acessível aos brasileiros, bem como os legítimos interesses do setor particular de educação superior.

É certo que os próximos três anos também passarão rápido como um piscar de olhos, embora a Terra siga levando o mesmo tempo para concluir seus giros ao redor do sol. Também é certo o nosso compromisso de seguir conduzindo a ABMES por um caminho pautado pela ética, pela transparência e conectado com as demandas da sociedade 4.0. Que venham mais três translações, e que sejam acompanhadas por um universo de aprendizados, crescimentos e conquistas.