Navegar é preciso

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

07/11/2022 06:00:01

Chegou ao fim, no último dia 5 de novembro, a 4ª Delegação ABMES Internacional – Portugal Experience. Após dois anos de espera e muita expectativa, as missões internacionais da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior finalmente puderam ser retomadas. E tudo o que vivenciamos, aprendemos e compartilhamos não cabe em um único texto. Provavelmente, nem um livro inteiro seria suficiente para detalhar o que foi a experiência de mergulhar por dez dias no universo da educação superior portuguesa, bem como na cultura e nas belezas daquele país.

Mas aqui estamos novamente. Do lado de cá do Atlântico. Animados com tudo o que vivemos, mas, sobretudo, com o que há de vir daqui para a frente. Afinal, muito mais do que lembranças, nossas bagagens voltaram recheadas de resultados. Resultados esses que motivaram a nossa ida a terras lusitanas e para os quais trabalhamos intensamente não apenas durante os dias em que lá estivemos, mas, principalmente, antes de a jornada ter seu início.

Nossos primeiros passos foram dados na cidade do Porto. Lá, visitamos o Instituto Politécnico do Porto (P.Porto) e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), focada na área da Saúde. Assinamos acordos de cooperação com ambas as instituições, sendo acordos “guarda-chuva”, a partir dos quais as IES poderão criar termos aditivos individuais para atender a seus interesses específicos.

Em Aveiro tivemos a oportunidade de conhecer a universidade mais inovadora de Portugal, a Universidade de Aveiro (UA). Fomos apresentados aos principais projetos desenvolvidos pela instituição, às soluções desenvolvidas e ao Parque de Inovação, que abriga diversas startups e projetos, especialmente associados à sustentabilidade e outras áreas de grande impacto na sociedade. Ainda em Aveiro, a delegação visitou as instalações do Altice Labs, que há mais 70 anos, promove desenvolvimento tecnológico com a intenção de melhorar a vida das pessoas e contribuir para a melhoria da sociedade.

Já em Lisboa, visitamos a Universidade Lusófona, que, inclusive, possui uma unidade no Brasil. Para facilitar ainda mais a aproximação entre a instituição e as IES brasileiras, também ali foi firmado um acordo de cooperação. Já na Universidade Lusíada, condecoramos o chanceler da instituição, João Redondo, com grau de Oficial da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e assinamos um acordo de cooperação com a Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP).

Ainda na capital portuguesa, conhecemos a Universidade de Lisboa, maior instituição de educação superior do país com 58 mil estudantes, sendo 3 mil brasileiros, onde também firmamos um acordo de cooperação. Ali fomos recebidos pelo reitor Luís Manuel dos Anjos Ferreira e pelo secretário de Estado do Ensino Superior de Portugal, Pedro Nuno Teixeira.

Dessa forma, concluímos a missão com um incrível jantar de encerramento no Forte da Crismina, construído em 1762; e cinco novos termos de cooperação pactuados com o objetivo de facilitar a internacionalização das instituições brasileiras. Assim havia sido na Rússia, em Israel, na China e, agora, portas foram abertas para as nossas IES também em Portugal.

É por isso que não queremos, não podemos e não vamos parar. Há muito o que conhecer, o que aprender e o que compartilhar com um mundo cada vez mais conectado e disruptivo. A 4ª Delegação ABMES Internacional chegou ao fim, mas o projeto segue a todo vapor. A 5ª Delegação já está no forno e cheira a maple syrup. Que venha o Canadá!