MetaRed X Brasil e a revolução do empreendedorismo na educação superior

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro

20/06/2022 06:00:01

O empreendedorismo no ambiente universitário ganhou um super fôlego no último dia 6 de junho, quando foi oficialmente lançada a MetaRed X Brasil, resultado da parceria entre a MetaRed X e o Instituto Êxito de Empreendedorismo. Criada com o objetivo de servir como local de encontro, debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas universidades ibero-americanas, no Brasil, a MetaRed X vai atuar como uma rede colaborativa de unidades de empreendedorismo de instituições ibero-americanas de educação superior.

Promovida pela Universia e pelo Santander Universidades, a MetaRed X Brasil tem como meta transformar as instituições educacionais em espaços de promoção e criação de startups. A iniciativa fornecerá ferramentas e compartilhará as melhores práticas, além de viabilizar a interação com os ecossistemas locais, regionais, nacionais e empreendedorismo internacional.

Para isso, o trabalho se dará de forma colaborativa e está inicialmente estruturado em quatro grupos de trabalho (Unidade de Direção de Empreendedorismo; Ecossistemas de empreendedorismo; Treinamento; e Indicadores de empreendedorismo). Esses grupos se reunirão nos próximos meses, em encontros remotos, durante os quais serão desenvolvidas as bases de um documento que será utilizado para estimular uma mudança na legislação brasileira em relação ao empreendedorismo na esfera acadêmica e também para que essa experiência seja compartilhada com as redes de outros países.

Em breve, a MetaRed X Brasil também lançará o curso internacional Gestão de um Gabinete de Empreendedorismo, voltado para os responsáveis pelas unidades de empreendedorismo das instituições de educação superior. Totalmente em português e destinado exclusivamente às redes de Portugal e do Brasil, o curso contará com corpo docente internacional e será 100% gratuito.

A MetaRed X Brasil chega em um momento no qual o mundo reforça suas alianças. Estamos vivendo, em tese, uma saída da pandemia, já que sua forma mais aguda passou. Nos últimos anos, percebemos que a troca de informações possibilitou o desenvolvimento de uma vacina em tempo recorde e de estratégias para o enfrentamento da crise sanitária. Portanto, o mundo que emerge dessa pandemia é um mundo extremamente conectado. Nesse contexto, as conexões possibilitadas pela iniciativa irão transformar a relação entre empreendedorismo e educação superior.

Contudo, para que toda essa mudança se concretize, é fundamental a participação das instituições de educação superior particulares e públicas. Aquelas que tiverem interesse em aderir à iniciativa, devem entrar em contato por meio do seguinte endereço eletrônico: coordinacion@metaredx.org.

O trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos meses é o início de uma jornada rumo a soluções coletivas, organizada de forma propositiva e construtiva sob a liderança do Janguiê Diniz, presidente da MetaRed X Brasil, e com a qual tenho muito orgulho de colaborar enquanto vice-presidente da iniciativa. Também estarão na linha de frente neste momento os coordenadores dos quatro grupos de trabalho, a quem agradeço imensamente. Iara de Xavier, Max Damas, Simone Imperatore e Paulo Chanan, obrigado por segurarem firme nossas mãos nessa caminhada. Importante registrar, ainda, o apoio estratégico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Muita coisa boa e importante vai acontecer de agora em diante, e as IES que largarem junto conosco se colocarão à frente em uma agenda que já é central para a educação superior. A formação do indivíduo para o comportamento empreendedor é urgente e necessária. Vamos nessa