#EuSouOFuturo

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro

22/11/2021 06:00:00

Cientes do seu papel social e da necessidade de formação de mão de obra qualificada para a superação das dificuldades enfrentadas pelo Brasil, milhares de unidades de educação superior de todo o país, por meio da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), uniram-se à Futuria, empresa de educação do Santander Universidades, na criação de um movimento pelas pessoas, pela educação e pelo futuro. Intitulada #EuSouOFuturo, a iniciativa vai apoiar a retomada da educação superior no pós-pandemia e incentivar o acesso dos brasileiros ao ensino de qualidade.

Não é novidade que nos últimos 20 meses muitos foram os desafios enfrentados para seguirmos em frente. Mas, embora a pandemia de covid-19 ainda não tenha acabado, hoje temos um cenário mais controlado que nos permite pensar além, a começar a reconstruir sonhos e projetos que precisaram ser abandonados ou adiados desde março de 2020.

Para muitas pessoas, o sonho que precisou ser colocado em segundo plano foi justamente aquele no qual elas depositam a esperança de terem uma vida melhor: cursar a educação superior. Estudos realizados pela ABMES, em parceria com a Educa Insights, mostraram que conforme o cenário pandêmico ia se intensificando no país, maior era o número de jovens que decidiam pelo adiamento da graduação.

Embora a necessidade de distanciamento social fosse um fator relevante para essa decisão, o agravamento da crise financeira tornou a educação superior ainda mais impeditiva para uma parcela significativa da população. A crise econômica que se seguiu à crise sanitária foi implacável, e os desdobramentos dela em um país no qual 75% das matrículas na educação superior são em instituições particulares de ensino foram duramente sentidos pela parcela mais pobre da população.

Mas este não é mais um texto para lamentar as dificuldades. Pelo contrário, ele pretende ser uma síntese da máxima que diz que “é na adversidade que surgem as oportunidades”. E o que a ABMES e a Futuria estão oferecendo é a chance de milhares de pessoas começarem seu curso de graduação já em 2022, por meio da campanha #EuSouOFuturo.

A iniciativa foi pensada para atender o maior número possível de pessoas. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site futuria.com.vc/eu-sou-o-futuro e informar o curso que desejam, o local e a modalidade (presencial ou a distância). A partir disso, o sistema gera uma lista de instituições que atendem aos requisitos, cabendo ao candidato selecionar até três que mais lhe interessam. As instituições de educação superior oferecerão benefícios especiais para viabilizar o ingresso de cada um dos interessados no curso desejado.

Para chegar ao maior número possível de pessoas, a campanha conta com a participação – e a mobilização – de grandes influenciadores digitais que tiveram suas vidas transformadas pela educação. Apenas por meio desses canais, a estimativa é de que mais de 15 milhões de pessoas sejam impactadas até 31 de janeiro de 2022, quando a campanha termina e as inscrições serão encerradas.

Há décadas o país repete que “um futuro mais próspero e justo para todos passa pela educação”, mas pouco tem feito para que isso se concretize. A ABMES, a Futuria e as milhares de unidades de educação superior mobilizadas na campanha #EuSouOFuturo têm convicção de que, se antes o cenário já era desafiador, no pós-pandemia será impossível construir uma nação melhor sem a democratização do acesso à educação de qualidade. Estamos fazendo a nossa parte. Vamos juntos?

FONTE: ABMES