Entre o passado e o futuro, o reconhecimento

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

15/08/2022 06:00:01

No bojo das celebrações pelos 40 anos da ABMES, no último dia 9 de agosto tivemos a honra de conceder a Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior a mais três personalidades que têm contribuído de forma significativa para o fortalecimento da educação no Brasil: o deputado federal Átila Lira (PP-PI), o conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) Joaquim Neto e a reitora do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Rosa Maria D’Amato de Déa.

A cerimônia de condecoração ocorreu durante seminário sobre o futuro da educação superior nos próximos quarenta anos e que contou com palestras dos agraciados. Foi com grande emoção que tive o privilégio de conduzir esse momento histórico que uniu o reconhecimento dos esforços empenhados nas últimas décadas pelos três novos membros da Ordem aos debates sobre como seguir construindo uma educação superior cada vez mais sólida e conectada com as demandas deste século.

Embora saibamos que não existe futuro promissor sem o conhecimento do que nos conduziu até aquele momento, situações como a vivenciada ali são fundamentais para reforçar a gratidão pelos que nos precederam e pelos que lutam conosco, mas também para pensarmos na pavimentação de dias melhores para aqueles que irão nos suceder.

Não faço ideia de quem estará conduzindo a ABMES na celebração dos seus 80 anos, mas sei que quero estar presente e ainda com bastante vigor. Também sei que daqui a quatro décadas as três pessoas que agora passam a integrar a Ordem do Mérito ABMES seguirão tendo suas contribuições para a educação brasileira reconhecidas.

Para quem não as conhece, hoje elas podem ser apresentadas da seguinte maneira:

Átila Lira – Deputado Federal há oito mandatos, sendo o primeiro na Constituinte (1987-1991). Economista, administrador de empresas e pós-graduado em Administração Pública. Por três vezes foi secretário de Estado de Educação do Piauí e foi secretário de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação (MEC) na gestão do ministro Paulo Renato Souza (1995-1998). Em todos os mandatos na Câmara Federal foi membro titular da Comissão de Educação e participou da elaboração de toda a legislação vigente da educação nacional.

Joaquim Neto – Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Graduado em Física e professor titular da Universidade de Brasília (UnB). Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Integra o conselho científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem trabalhos publicados nas áreas de avaliação educacional e de física teórica.

Rosa Maria D’Amato de Déa – Membro do Conselho de Administração da ABMES, reitora e procuradora institucional do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Licenciada em Letras com especialização em Metodologia do Ensino Superior, Aperfeiçoamento em Administração Universitária e em Gestão Universitária. Há quarenta e cinco anos trabalha no Unigran dedicando-se exclusivamente à gestão de educação superior. Ali também atuou como professora, secretária geral, diretora de faculdade e presidente.

Essas poucas linhas de apresentação dão uma ideia, mas estão longe de dar a dimensão da importância dessas três pessoas para o atual cenário educacional do Brasil. Se é verdade que ainda temos grandes desafios a serem superados, também o é que eles seriam significativamente maiores sem o esforço e a contribuição dessas três vidas dedicadas à educação.

Dizem que o futuro a Deus pertence, e eu não tenho a pretensão de tentar prevê-lo. Mas sei que temos um passado construído com muita garra e luta por pessoas que acreditavam – e seguem acreditando – no potencial transformador da educação. Minha prece é que nos próximos 40 anos tenhamos um país povoado por Átilas, Joaquins e Rosas. Um país de pessoas efetivamente comprometidas com a educação e com a construção de uma nação socialmente mais justa e economicamente mais próspera. Que assim seja.