Ações e lições da Terra do Rei

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

10/04/2023 06:00:01

Entre os dias 29 e 31 de março, tive a oportunidade de participar, em Londres (Inglaterra), da Bett Show UK, a maior feira mundial de educação e tecnologia. Ao longo dos três dias, o evento reuniu educadores e mais de 600 empresas de todos os portes e de vários países, além de marcas educativas e startups fornecedoras de soluções para todos os cenários, desafios e orçamentos educacionais.

Como não poderia ser diferente, questões relacionadas ao uso da inteligência artificial na educação, em especial o ChatGPT, tiveram grande destaque nos debates ocorridos em solo britânico, mas também houve muito espaço e interesse por outros temas, como a aprendizagem socioemocional e ferramentas que podem ser utilizadas por escolas e universidades para trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes.

Foi muito interessante conhecer as inovações e propostas criadas pelas edtechs, que apresentaram inúmeras soluções focadas em novos currículos, ferramentas e plataformas de aprendizagem e no uso de machine learning focado na individualização do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Em outra frente, ficou evidenciada a preocupação com a segurança digital das instituições educacionais, em especial no que se refere à garantia da privacidade e à preservação dos dados.

Eu havia participado do evento em 2020, um pouquinho antes do início da pandemia, e voltar à Bett UK no contexto atual foi uma experiência muito gratificante. Ali, ficou evidente que, no geral, o setor vem se recuperando dos desafios impostos pelo longo período pandêmico. Em relação ao aspecto tecnológico, dois pontos me chamaram a atenção: 1) o foco continua sendo na humanização da tecnologia; e 2) a tecnologia nunca foi tão importante para garantir uma aprendizagem de qualidade, conectada e humanizada.

A delegação brasileira à terra do Rei Charles III contou com mais de 150 integrantes e foi organizada pela Bett Brasil, a quem agradeço imensamente nas pessoas da Claudia Valério e da Adriana Martinelli. Além da participação no evento, também foram realizadas visitas técnicas a instituições como o Kings College, a Ashcroft Technology Academy e a Open University, onde fiz uma palestra e apesentei as principais bandeiras do nosso Fórum. Foi um momento importante para intercâmbio com a instituição de ensino, mas também com brasileiros que trabalham lá como pesquisadores.

Não há dúvida de que foram dias de intenso aprendizado e de muitas trocas para todos os brasileiros que tiveram a oportunidade de estarem ali. Contudo, a boa notícia é a de que em breve, entre os dias 9 e 12 de maio, boa parte do que aconteceu em Londres será replicado em São Paulo/SP, durante a Bett Brasil 2023. Inclusive, durante o evento será lançado o Bett Conect@, um programa de relacionamento e networking, e, paralelamente, acontecerá o Ahead, um evento focado na educação superior e profissionalizante.

É maravilhoso ver o mundo voltando ao normal e poder participar novamente de eventos com a qualidade e a relevância do Bett UK. Mas mais incrível e importante é ter acesso a tantas informações e ver a quantidade de pessoas empenhadas em construir uma educação mais conectada com as demandas e as especificidades destes tempos atuais.

Por mais que há algum tempo a gente venha batendo na tecla de que tecnologia e educação são universos indissociáveis, as possibilidades e soluções que estão sendo construídas surpreendem. Tem muita coisa incrível despontando no horizonte. Uma nova educação e um novo mundo estão em construção, e, definitivamente, eu quero fazer parte dessa trajetória.