ABMES 41 anos: uma história de sucesso

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

07/08/2023 06:00:01

Como acontece todos os anos, agosto chega repleto de boas notícias, novidades e celebrações. Para começar, o mês marca a passagem de mais um ano de existência da nossa Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Neste 2023, aquela menina ousada e aguerrida nascida em 1982, gestada por mentes comprometidas de corpo e alma com a educação, completa 41 anos.

Tão importante quanto olhar para o passado, reverenciando cada conquista e aprendizado, é olhar para o futuro e projetar dias melhores tanto para a Associação quanto para todos aqueles que confiam na sua atuação como um instrumento para o fortalecimento da educação superior no Brasil.

Por isso, nossa celebração por mais um ano de vida é repleta de novidades, inovação e muitas entregas. Para começar, teremos o seminário especial Educação Superior na Era Digital: Transformações na regulação e inovação, que acontecerá amanhã (8/8) a partir das 9h30, e contará com a participação de convidados ilustres, como Rui Fava, sócio fundador da Atmã Educar; Henrique Sartori, conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE; e a professora Iara de Xavier, diretora executiva da EDUX21.

As comemorações pelos 41 anos da entidade ainda contarão com a cerimônia de premiação dos vencedores da 6ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo; o lançamento da segunda edição da pesquisa de empregabilidade; anúncio de novas parcerias; a entrega da Ordem do Mérito ABMES a personalidades que se destacam na área da educação; a realização do curso on-line Capacitação sobre o enfrentamento do assédio nas IES (Lei nº 14.540/2023); novos estudos e publicações.

Esse é o jeito ABMES de comemorar mais um ano de existência: cumprindo sua missão institucional de atuar em prol do fortalecimento do setor particular de ensino superior e da educação brasileira como um todo. E, assim, a Associação vai redigindo novos capítulos para a sua biografia, e com muitos outros já pautados pelo planejamento estratégico construído para os próximos cinco anos.

Hoje a ABMES está presente em mais de 5.000 unidades educacionais em todo o país e se faz representada no Conselho Nacional de Educação; no Fórum Nacional de Educação; no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão da República; na Capes; nos grupos de trabalho do Ministério da Educação; na TV Cultura (SP), e segue trabalhando para ampliar, cada vez mais, sua presença nas esferas decisórias. Além disso, por meio do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, a Associação tem atuado de forma combativa para a garantia de condições favoráveis ao setor educacional no contexto da reforma tributária.

Nada disso seria possível sem a disposição daqueles que iniciaram essa história lá atrás e de todos que hoje, juntos, trabalham para a construção de uma Associação mais inclusiva, diversa e inovadora. Nesse sentido, não posso deixar de agradecer a parceria dos vice-presidentes Débora Guerra, Janguiê Diniz e Daniel Castanho; todo o empenho do Conselho de Administração e a grande disposição de colaborar da nossa valente diretoria. E, claro, meus profundos e sinceros agradecimentos à sempre competente e comprometida equipe técnica da ABMES, coordenada pelo diretor executivo, Andrei Candiota.

Contribuir para essa narrativa é um privilégio que me enche de alegria e satisfação. Há 41 anos a ABMES tem sido fundamental para a construção de uma educação superior melhor e mais democrática no nosso país, o que me dá um orgulho enorme de pertencer ao seu quadro de associados e à sua diretoria. Sei que ainda há um longo caminho até chegarmos aonde todos desejamos, mas os esforços de todos nós que damos corpo, alma e voz à Associação nos conduzirá até lá. Parabéns, ABMES!