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A responsabilidade social da educação superior

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

05/09/2022 06:00:01

Há quase duas décadas, as instituições brasileiras de educação superior têm empenhado esforços para a construção de um país melhor que vão além da sua razão primeira de existir, ou seja, ofertar graduações de qualidade e colocar no mercado de trabalho profissionais preparados para atuar com excelência nas suas respectivas áreas.

Nos últimos 18 anos, milhares de unidades educacionais, de norte a sul do Brasil, se movimentam em prol da melhoria da qualidade de vida das comunidades onde estão inseridas. Por meio de ações em áreas como educação, saúde, direito, cultura e meio ambiente, mais de 18,5 milhões de atendimentos foram realizados nas quase 114 mil atividades desenvolvidas apenas no âmbito da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida anualmente pela ABMES.

Entre 2020 e 2021, a pandemia de covid-19 impôs desafios adicionais. A excepcionalidade fez com que as IES não apenas repensassem sua forma de atuar, mas se tornassem parceiras do poder público e dos brasileiros no enfrentamento da situação pandêmica durante o seu ápice. Em 2022, com o arrefecimento da doença, as instituições seguem focadas em sua responsabilidade social, com o diferencial de que os aprendizados conquistados e as inovações desenvolvidas nos dois últimos anos somam-se às atividades realizadas no contexto pré-pandêmico.

Embora as Campanhas da Responsabilidade Social não tenham um tema específico, existem duas questões sobre as quais queremos estimular um maior envolvimento das IES: o meio ambiente e a pobreza menstrual. Em abril deste ano, quando a EDUX21 Consultoria Educacional lançou a publicação Questões ambientais no século 21: oportunidades e desafios para a educação superior no Brasil, assumimos o compromisso de, em 2023, mudar o nome da iniciativa para Campanha da Responsabilidade Socioambiental, visando destacar a importância da educação superior na construção coletiva de soluções sustentáveis para o planeta.

Mais recentemente, durante o seminário que comemorou os 40 anos da ABMES, assinamos um termo de parceria com o Instituto ELA – Educadoras do Brasil. Nosso objetivo é ter, na Campanha de 2023, ações específicas voltadas para o engajamento das instituições de educação superior na arrecadação de absorventes higiênicos para serem doados a alunas de escolas públicas e de comunidades vulneráveis, visando reduzir as faltas dessas meninas às aulas durante o período menstrual em virtude de não possuírem absorventes.

Vale lembrar que, desde 2018, as IES têm um grande incentivo para investirem em atividades voltadas para a comunidade: a curricularização da extensão universitária. Conforme estabelece a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, as instituições têm até o final de 2022 para implementarem, no mínimo, 10% da carga horária de seus cursos de graduação para a extensão universitária.

Para que todo esse esforço não se perca, é muito importante que as instituições cadastrem suas atividades na Campanha da Responsabilidade Social, tenham elas sido realizadas de forma presencial ou virtual. Por meio do sistema especialmente desenvolvido pela ABMES, essas ações ficam registradas e, a cada dois anos, todas as IES participantes são apresentadas na Revista da Responsabilidade Social. Além disso, as instituições são certificadas com o “Selo Instituição Socialmente Responsável” que pode, por exemplo, ser utilizado no site e nos materiais de divulgação da IES.

Neste ano, as instituições de educação superior têm até 17 de novembro para cadastrar suas atividades e fazer parte dessa grande rede de mobilização e transformação social. Junte-se à ABMES na missão de construir um mundo melhor. Contamos com vocês