UNIVERSIDADE CORPORATIVA SEMERJ

Palestra:  Novos modelos de organização acadêmica: como racionalizar custos de operação ganhando qualidade acadêmica na formação?

Hora: 14:00 
Data: 28/09/2021

Objetivo:

As IES pequenas e médias vem sentindo o aumento da concorrência dos grandes grupos e a diminuição da sua capacidade de investimento. Neste cenário, é importante criar um nicho de atuação por meio da oferta inteligente de cursos superiores, que conjugue uma assinatura personalizada de formação, um emprego otimizado de recursos e a aprimoração dos resultados de avaliação. Essa palestra mostrará os caminhos para desenhar cursos inovadores e economicamente sustentáveis.

Público Alvo:

Dirigentes Financeiros, Acadêmicos e de Planejamento, Gestores Financeiros e de Operações Acadêmicas, Pesquisadores Acadêmicos, Coordenadores de Curso, Membros de NDE, docentes e tutores.

Conteúdo:

– As modalidades híbridas pós-pandemia

– Os designs inteligentes de matrizes curriculares

– A racionalização na operação dos cursos

– O impacto da oferta eficaz de disciplinas

– A simplificação da operação acadêmica

Duração:

1hora e 30 minutos, com transmissão ao vivo, via ZOOM: das 14h às 15:30h.

Palestrante: Alexandre Nicolini

Doutor em Administração pela UFBA com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela FGV e Administrador de Empresas pela UERJ. É especialista em Design Curricular e Avaliação da Aprendizagem, desenvolvendo metodologias de trabalho e programas de formação para a implantação nas IES – que sintetizam sua experiência como pesquisador no stricto sensu, orientador de doutorado e mestrado, gestor acadêmico (inclusive como Reitor), avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na ANPAD. Na sua atuação se destacam mais de 60 publicações sobre o ensino superior que geraram 665 citações, palestras em 82 eventos nacionais e regionais, 1.242 horas de oficinas para dirigentes, coordenadores e professores e mais de 3.112 horas de consultoria para aproximadamente 50 IES em todas as regiões do Brasil.

Investimento:

IES Associada SEMERJ:

  • Primeira inscrição: gratuita

Demais inscrições: R$200,00 por participante IES

Não Associadas SEMERJ:

  • R$500,00 por participante

Inscrições encerradas.