Mercadante: 35% dos alunos do Enade são os primeiros da família a chegar à universidade

Programa “Hora do Enem” vai disponibilizar conteúdos específicos para cada perfil de estudante

Um programa que avalia o grau de dificuldade que o estudante do último ano do Ensino Médio terá para passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi assim que o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o lançamento do programa “Hora do Enem”, na tarde desta terça-feira (5), no Palácio do Planalto.

A nova plataforma vai oferecer vídeo-aulas para os estudantes e apontará quais temas terão de ser estudados com maior intensidade. Mercadante explicou que há variações quanto à intensidade do estudo, conforme o curso escolhido pelo aluno. Segundo o ministro, estudar medicina no Rio de Janeiro, por exemplo, exige um esforço maior por causa da maior concorrência.

“Vamos ter aulas todos os dias, na TV Escola, sobre o Enem, com professores especialistas dando aula ao vivo e discutindo os assuntos”, disse.

De acordo com o ministro, o Hora do Enem consolida as políticas públicas do governo para a educação, desde o início da administração do presidente Lula, em 2003, quando o ensino médio passou de 2,7 milhões de vagas para 7,8 milhões.

“Hoje, 35% dos estudantes que fizeram o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) são o primeiro da família [a chegar ao ensino superior]. Sei o quanto era difícil negros chegarem a universidades e estamos mudando as relações entre as gerações. As gerações atuais vão formar seus filhos com outras oportunidades, que seus pais não puderam ofertar”, concluiu.

Fonte: CM NEWS