Celso Niskier
Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca
29/05/2023 06:00:01
Dizem que o melhor da festa é esperar por ela, mas o XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) superou todas as expectativas e colocou por terra esse dito popular. Realizado entre os dias 24 e 26 de maio em Alexânia (GO), o evento consistiu em um marco para o setor particular de educação superior no que diz respeito à reflexão sobre a formação de lideranças inovadoras – tema da edição – e também sobre os desafios de formar jovens para um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e para um futuro ainda imprevisível.
Após dois talk-shows, cinco painéis e quatro oficinas, chegamos ao final do congresso com nossas mentes borbulhando ideias, repensando nossos modelos de liderança e ainda mais determinados a superar os obstáculos que ainda dificultam o acesso de milhões de brasileiros à educação superior.
Mas o CBESP tem como característica ser um evento que vai além de levar informações e provocações de qualidade aos participantes. Por isso, sempre tem entre seus resultados um documento norteador da atuação política do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior até a próxima edição do Congresso. Neste ano, a intitulada Carta de Alexânia, destaca os seguintes pontos:
- Modernizar o marco regulatório da avaliação e da supervisão da educação superior.
- Criar um novo modelo de financiamento estudantil.
- Ampliar o ProUni e reabrir o ProIES.
- Oferecer linhas de financiamento para estímulo à inovação.
- Aprovar uma reforma tributária justa para a educação.
- Integrar mais a educação básica e a educação superior.
- Incluir na legislação educacional brasileira o uso dos quadrantes híbridos da aprendizagem.
- Integrar as instituições educacionais ao mundo do trabalho.
- Ampliar a participação do setor privado de educação nos conselhos e órgãos do governo e da sociedade.
- Estimular a internacionalização da educação particular.
Mais uma vez, chegamos ao final do CBESP cansados, emocionados, satisfeitos com os resultados obtidos ali e confiantes dos desdobramentos que virão. Foram três dias incríveis nesse que foi o maior Congresso da história, com 550 inscritos.
Antes de concluir, quero aproveitar para agradecer a cada um dos participantes, dos palestrantes, dos patrocinadores e às equipes da ABMES e da Linha Direta que tornaram possível a realização desta que foi a 15ª edição do evento. Agradeço ainda às entidades que compõem o Fórum e suas lideranças. Tem sido um privilégio fazer essa caminhada ao lado de vocês.
No mais, agora é hora de trabalhar para transformar em realidade a educação superior que todos desejamos e que o país tanto necessita. Temos muito trabalho até o próximo Congresso, quando novos desafios se apresentarão no horizonte. Por ora, nosso foco está nos 10 pontos destacados na Carta de Alexânia. Sigamos a nossa caminhada e até 2024!