O dia 15 de março foi instituído pelo Congresso Nacional como o Dia da Escola. Mais do que preparar as crianças e adolescentes para provas, essas instituições têm a importante missão de formar as futuras gerações, ensinando, além das disciplinas curriculares, como Matemática, Português, Geografia e Ciências, também diversos valores, como respeito, honestidade, justiça e solidariedade, regras fundamentais para o exercício da cidadania e o convívio em sociedade.
Assim, num fluxo de melhoria constante da qualidade no ensino oferecido pelas escolas públicas, o Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualifica professores da educação básica desde 2007. São diversas ações de fomento à formação inicial e continuada de profissionais da educação em todo o país. Neste mês, os bolsistas de graduação em licenciatura pela Capes já receberam um aumento de 75% no valor de suas bolsas. O auxílio oferecido pelos Programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica foi de R$ 400 para R$ 700.
Bruna Louredo é uma entre os mais de 300 mil beneficiados pelo Pibid, desde sua criação. “É fundamental que essa instituição continue esse trabalho de forma brilhante, no investimento em ciência, em pesquisa e em tecnologia”, ressalta a professora que também participou de outro Programa da Capes – o Residência Pedagógica. Criado em 2018, e com mais de 100 mil formados, tem como público-alvo estudantes dos anos finais do curso de licenciatura, complementando sua formação prática.
Com bolsas de formação oferecidas pelos Programas da Capes, mais de 61 mil professores foram habilitados a dar aulas nas escolas do País. Na educação a distância, a Coordenação investe, há mais de 15 anos, na interiorização da educação de nível superior. O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) direciona 85% das vagas para as licenciaturas, em mais de 900 polos distribuídos por todo o País. Desses, mais da metade (56%) estão localizados em municípios de médio, baixo ou muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM).
Um dos objetivos da UAB, que formou 270 mil estudantes desde sua criação, é corrigir um problema que afeta a educação brasileira, principalmente no interior do País: professores não formados nas matérias que ensinam em sala de aula. John Herbert de Souza era um desses casos. Ele lecionava Geografia, mas sua formação era em Pedagogia. “Ao fazer o curso, que antes não era oferecido na região, além de ter a formação para atuar na disciplina, adquiri mais conhecimento para poder ensinar melhor meus os alunos” disse o professor.
Pibid – o programa oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Universidade Aberta do Brasil (UAB) – o programa visa ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde