A PlaforEDU, lançada em abril deste ano, pelo Ministério da Educação, ultrapassou a marca de 50 mil acessos, com uma média de 560 usuários ativos por dia. O espaço virtual, que disponibiliza 280 cursos gratuitos de capacitação dedicados aos profissionais da educação para aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação na educação, está estruturado em trilhas de capacitação, indicadas por especialistas, com base em competências, e já alcançou 776 cidades de 23 países.
Dentro do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o portal se divide em cinco itinerários formativos, disponíveis exclusivamente no ambiente remoto, e baseados no perfil de público que busca certificação para potencializar sua atuação na Educação Profissional e Tecnológica.
O itinerário Iniciação ao serviço Público é destinado ao servidor recém-empossado ao ambiente institucional de atuação e o objetivo é prepará-lo para o desempenho das atividades vinculadas à estrutura organizacional e a ocupação do cargo. O segundo, Técnico-administrativo em Educação, capacita profissionais às políticas institucionais, tais como plano de carreira, atribuições e responsabilidades do respectivo cargo.
O curso Docente proporciona aos professores, de forma dinâmica, a resolução de questões enfrentadas nas práticas educativas dentro do contexto pedagógico, indo da teoria à prática. O itinerário formativo Gerencial foca em cargos ou funções de gestão com metodologias modernas dentro de temáticas tradicionais e contemporâneas. Para quem já contribuiu muito com o serviço público, o itinerário Preparação para Aposentadoria desenvolve três pilares: formação no contexto psicológico, atividades futuras e área financeira.
Sobre o Plafor
O Plafor foi instituído por meio da Portaria Setec nº 15, de 11 de maio de 2016, tendo como uma de suas finalidades contribuir com o aprimoramento das competências do servidor público para atuar, promover e proporcionar o desenvolvimento de trabalhos com qualidade, atendendo às demandas e propiciando um diferencial no serviço prestado à sociedade no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ele consiste em um plano de formação continuada destinado aos docentes da educação básica, técnica e tecnológica e aos técnicos-administrativos em educação, que compõem o quadro de pessoal das instituições de ensino que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Acesse o portal (plaforedu.mec.gov.br)
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
About The Author
Veja também
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior
-
Ensino superior a distância dispara no Brasil, mas há desafios para garantir a qualidade
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro