Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/vhosts/semerj.org.br/www/wp-content/themes/elegant-magazine/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 15

Capte mais! Pergunte-me como!

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

04/07/2022 06:00:01

“Captar alunos é um grande desafio para a sua instituição? Conheça a nossa solução!”

A chamada acima, que parece propaganda de produto milagroso, é, na verdade, um convite para você conhecer a nova plataforma que a ABMES colocou à disposição dos seus associados: a Insights para captação.

Desenvolvida por meio de parceria com a Quero Educação, a ferramenta consiste em um eficiente sistema que filtra os cursos com maior número de buscas para o menor número de vagas ofertadas, ou seja: as melhores oportunidades para trabalhar na captação de alunos para a sua instituição.

Alimentada por dados obtidos na Quero Bolsa, maior marketplace de educação do Brasil, com mais de 157,8 milhões de acessos anuais, a plataforma permite a busca de dados segmentados por critérios como região, modalidade de oferta e área. São inúmeras as análises possíveis que podem mostrar, inclusive, oportunidades mesmo entre os cursos tradicionalmente mais buscados.

Em uma busca rápida pela ferramenta, é possível descobrir que os cursos com maiores gaps em São Paulo/SP são tecnologia da informação, na modalidade semipresencial; engenharia de software (presencial); e design gráfico (semipresencial), com índices de busca/vaga de 3.818, 2.667 e 2.562, respectivamente.

Outros gaps significativos nos cursos presenciais estão nas graduações em Odontologia (São Paulo/SP), Letras (Rio de Janeiro/RJ), Psicologia (Rio de Janeiro/RJ) e Estética (Manaus/AM). Outra constatação é a de que 6 dos 10 cursos presenciais com melhores oportunidades pertencem à área de saúde e bem-estar social.

Tudo isso é uma pequena amostra do potencial da plataforma Insights para captação. Seus números e cruzamentos de dados permitem análises capazes de orientar a instituição de educação superior em tomadas de decisão muito mais eficientes, fazendo com que a captação de novos estudantes deixe de ser uma área nebulosa, ainda muito pautada por tentativas e erros. Com esse novo sistema, a névoa se dissipa e o foco fica muito mais nítido.

É claro que os dados por si não dão conta do trabalho. Um esforço de inteligência precisa ser incorporado a eles, considerando, por exemplo, fatores econômicos, sociais e o perfil da população do território. Contudo, agora as mantenedoras associadas à ABMES têm uma bússola a partir da qual podem traçar seus percursos rumo ao norte.

Não. Este texto não é anúncio de um produto milagroso, mas é o anúncio de uma nova fase para a captação na educação superior particular. Não perca tempo me perguntando como. Conheça agora mesmo a nossa solução!

About The Author