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Encontros da Rodada de Webinários Brasil-Austrália trouxeram especialistas para discussões sobre educação on-line no Ensino Superior

O projeto de cooperação entre a Embaixada da Austrália no Brasil e o Ministério da Educação (MEC) teve por objetivo realizar uma rodada de Webinários sobre o tema “Educação Online”. O propósito foi demostrar aplicações práticas das ferramentas de educação online, tanto para professores em salas de aula quanto para gestores de instituições de ensino superior. A troca de experiências entre os especialistas australianos e os professores brasileiros, por meio dos 6 Webnários, envolveram debates sobre os principais desafios comuns e abordagens metodológicas para a educação online, desde a concepção de cursos, ferramentas, metodologias e instrumentos pedagógicos, garantia de qualidade, desenvolvimento profissional e experiências estudantis.

O primeiro Webnário teve como tema a “Educação online em instituições de ensino superior” e trouxe tópicos como: educação online como abordagem pedagógica; modelos para realização de cursos; garantia do sucesso do aluno; e monitoramento do desempenho e da interação do aluno. O estudo de caso foi da Universidade de Melbourne, que utiliza Inteligência Artificial aplicada no ensino remoto e no desenvolvimento de ferramentas para apoiar o desempenho dos alunos em ambientes online. Um painel analítico voltado para estudantes foi implementado para monitorar o desenvolvimento individual das habilidades do século 21, com foco na aprendizagem autorregulada, como resultado das análises obtidas pela inteligência artificial.

O segundo Webnário teve como tema “Desenvolvendo materiais de aprendizagem online”. Dentre os tópicos debatidos no segundo dia, destacam-se a elaboração de materiais pedagógicos para aulas online e híbridas; as principais diferenças entre materiais didáticos para modelos presenciais, online, híbrido e blended; e software/hardware adequados e outras ferramentas e tecnologias digitais para planejar e oferecer aulas online com qualidade e atraentes para os alunos. O estudo de caso destacado ocorreu na Universidade de Adelaide, e trouxe uma abordagem estratégica para implementação de Cursos de Matemática TrackX, com o objetivo de proporcionar experiências de aprendizagem integradas. As temáticas exploradas foram a metodologia ágil e o papel dos learning designers na produção do processo de materiais, demonstrando como os cursos possuem aderência ao aprendizado básico das ciências. Também foi enfatizada a relevância da presença do professor no ambiente virtual e do uso de diversas tecnologias e mídias para manter o engajamento estudantil.

O terceiro episódio tratou sobre a “Oferta de cursos online e o uso de tecnologias apropriadas” e trouxe tópicos relacionados às funções e responsabilidades no processo de desenvolvimento de cursos online de graduação, com ênfase no papel do professor e da gestão institucional. Foram exploradas estratégias de engajamento dos estudantes e como alcançar um resultado de aprendizado interativo e eficaz no ambiente da educação online. Por fim, foram ainda feitas considerações acerca das práticas adotadas para o desenvolvimento profissional dos docentes, bem como dos instrumentos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, supervisão e garantia de qualidade de cursos online. Nesse Webnário 3, foram apresentados dois estudos de casos. O primeiro foi desenvolvido na Southern Cross University, que prevê que até 2023, todos os programas e disciplinas passarão para um novo modelo de entrega de seis semanas – o Modelo Southern Cross – que traz uma abordagem ativa para a aprendizagem em ambientes online e híbridos. O segundo teve origem na Universidade Bond, onde a transição para o ensino on-line e multimodal em todo o campus incluiu capacitação de profissional e programa de coaching para o desenvolvimento de novas habilidades e competências dos professores.

O quarto Webinário analisou o “Desenvolvimento profissional para o ensino online” e levantou tópicos como habilidades pedagógicas, tecnológicas (software e hardware), soft skills (habilidades comportamentais) e recursos necessários para assegurar o desenvolvimento profissional e qualidade da educação online. Foram exploradas abordagens inovadoras para o aprendizado contínuo dos docentes e da equipe gestora da instituição de ensino superior. O caso analisado foi o da divisão de Aprendizagem, Ensino e Currículo, da Universidade de Wollongong, que planejou e implementou uma série de iniciativas inovadoras de desenvolvimento profissional em toda a universidade, visando apoiar os acadêmicos no fortalecimento de suas habilidades para o ensino no ambiente online. As iniciativas implementadas foram ancoradas por pedagogias resilientes e reflexivas, responsáveis por impulsionar a excelência da aprendizagem e do ensino em modalidades totalmente online e combinadas.

Webnário 5 abordou a temática da “Avaliação, análise e integridade na aprendizagem online”. Os tópicos debatidos na sessão foram relativos às alternativas para avaliação; as estratégias para o engajamento dos estudantes em processos de avaliação no ambiente online; e a mensuração de resultados de aprendizagem e do desempenho estudantil no desenvolvimento de novas habilidades e competências. O estudo de caso apresentado nesse dia foi sobre a experiência em educação no campus da Universidade de Southern Queensland, que implementou uma proposta de aulas online com modelos flexíveis e inovadores de colaboração entre os estudantes. Foi abordado também como a pandemia da Covid-19 propiciou uma oportunidade para implementar 11 padrões mínimos de qualidade para os processos de aprendizagem online, desenvolvidos pela universidade para sustentar uma experiência positiva dos estudantes.

Já o 6º e último Webinário teve como tema: Superando desafios e promovendo o acesso ao ensino online”. A abordagem desse dia de debates foi voltada para as práticas implementadas visando superar as lacunas da alfabetização digital, garantindo que os modelos de aprendizagem sejam centrados no estudante. Também foram discutidos os desafios de acessibilidade e quais medidas podem ser adotadas para promover a igualdade de acesso à educação online, especialmente para estudantes de origens desfavorecidas, de comunidades vulneráveis ou ainda de áreas remotas. Foram trazidas práticas utilizadas pela Universidade de Melbourne, Universidade de Swinburne e Universidade de Sunshine Coast, em especial no que se refere ao suporte técnico e tecnológico oferecido para professores e estudantes, com foco na retenção desses estudantes a despeito dos desafios de acessibilidade à educação online.

As trocas de experiências promovem e fomentam aprendizagens para todos os envolvidos. O MEC proporciona o intercâmbio e a cooperação internacional no sentido de conhecer as experiências implementadas por outros países e assim aprimorar as políticas educacionais do Brasil.

Segundo os organizadores de ambos os lados, a experiência foi muito positiva e frutífera, e a parceria poderá ser ampliada, com ações contemplando outros temas educacionais, para o ano de 2022.

Todos os seis Webnários estão disponíveis no Canal do MEC no youtube.

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

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