No dia 13 de novembro, representantes do Brasil se reuniram com representantes dos Emirados Árabes e assinaram o “Memorando de Entendimento em Educação”. O documento tem como objetivo fortalecer a cooperação e a parceria entre os dois países nos temas educacionais. A assinatura do Memorando de Entendimento fez parte da agenda da missão do governo brasileiro a países do Oriente Médio.
O documento foi assinado em Dubai, no âmbito da reunião entre o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o Vice-presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
O Memorando reconhece a importância da cooperação entre os dois países para o fortalecimento da educação básica, superior, profissional e tecnológica, e incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino e especialistas das duas nações. Prevê ainda o compartilhamento de informações sobre gestão escolar, avaliações e indicadores educacionais, conteúdo curricular, programas específicos para a educação básica e superior e experiências de sucesso, incluindo sobre o ensino de línguas e matemática. As áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento de ações em conjunto são: agricultura, tecnologia da informação, ensino de línguas e literatura, educação profissionalizante e tecnológica e medicina.
A cooperação tem o potencial de não apenas contribuir para a melhoria dos sistemas de educação dos dois países, mas também para estimular a produção científica conjunta. Entre 2018 e 2020 foram produzidos 509 artigos científicos com colaboração entre pesquisadores do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, o país árabe tem hoje um indicador de impacto de produção científica relevante com perspectivas de contribuir positivamente para o brasileiro, com destaque para ciências naturais e engenharias, o que demonstra os potenciais benefícios que a parceria pode trazer para a produção científica nacional.
Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde