Chegam ao fim às 23h59 desta sexta-feira, 3 de fevereiro, as inscrições para o 1º Programa Universidade para Todos (ProUni) de 2017. Até as 18h de 2/02, penúltimo dia de inscrições, 1.232.273 estudantes já haviam confirmado participação no programa, o equivalente a 2.377.329 de inscrições.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet e sem qualquer custo por brasileiros não portadores de diploma de curso superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou em colégio particular na condição de bolsista integral.
Os estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, também poderão participar do ProUni 2017/1.
No ato da inscrição, eles precisam informar número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016, endereço de e-mail e número de telefone válidos, dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Cronograma
A lista de candidatos pré-selecionados em primeira chamada será publicada em 6 de fevereiro. Eles terão até o dia 13 seguinte para comparecer à respectiva instituição de ensino e comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.
Uma segunda chamada será publicada no dia 20 de fevereiro com prazo até o dia 24 seguinte para comprovação das informações. Já os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A lista será liberada para as instituições no dia 10 do mesmo mês. Neste caso, a comprovação acontece nos dias 13 e 14 de março.
ProUni
Criado em 2004, o ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Nesta edição, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. e representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram disponibilizadas 203.602 bolsas.
Segundo o MEC, a expectativa é atender estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. Em 12 anos de existência, o ProUni já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.
Terão direito às bolsas integrais os estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) por pessoa. Já as parciais serão concedidas para participantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811).
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.
Fonte: CM NEWS
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde