Até as 13h de ontem, 1.698.652 pessoas se cadastraram, somando 3.267.065 inscrições, uma vez que cada candidato pode fazer duas opções de curso. Também foram divulgadas as primeiras notas de corte do sistema, que adota as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 para selecionar candidatos a vagas em instituições públicas de educação superior em todo país.
o site do Sisu (sisu.mec.gov.br), os candidatos podem consultar a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo processo seletivo, além de se inscreverem. Nesta primeira edição de 2016, o sistema oferece 228.071 vagas, em 6.323 cursos de 131 instituições. A inscrição, nesta edição, está restrita ao estudante que tenha participado do Enem em 2015 e que não tenha tirado nota zero na redação.
O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vagas e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que pode alterar as opções de acordo com a nota.
Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga, também no portal do Sisu, a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. O MEC, porém, alerta que essas informações devem servir apenas de referência para ajudar o participante no monitoramento da inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga.
INSCRIÇÕES O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Como na edição anterior, só haverá uma chamada regular. Quem não está na lista regular, ou foi selecionado apenas para sua segunda opção de curso, pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu de 18 a 29 de janeiro.
Fonte: em.com.br
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde