Um novo processo seletivo para o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIs) foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira, 23 de junho, em Edital de Chamada Pública publicado no Diário Oficial da União (DOU). Docentes da educação superior que se enquadrem em algum dos perfis constantes no edital podem se inscrever de 23 de agosto a 2 de setembro por meio do Sistema e-MEC: emec.mec.gov.br/avaliador. O resultado da seleção será divulgado a partir de 13 de setembro.
São vagas para docentes graduados em cursos de Artes, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Cinema, Dança, Design, Fotografia, Música, Musicoterapia, Biomedicina, Biotecnologia, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Física Médica, Interdisciplinar em Saúde, Medicina, Odontologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Antropologia, Arquivologia. Há vagas para avaliação de curso – a distância, avaliação de curso – presencial, avaliação de Curso Superior de Tecnologia (CST) – a distância e avaliação de Curso Superior de Tecnologia (CST) – presencial. Os requisitos e a experiência exigida para cada perfil estão detalhados no Edital.
O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) é um cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Inep para realizarem as avaliações in loco nas Instituições de Educação Superior. Os docentes são selecionados de acordo com a demanda de avaliações do Instituto. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – responsável pela avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – avalia todos os aspectos em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações. Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
Fonte: IPAE 129 – 24/08/18
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