Notice: Trying to get property of non-object in /var/www/vhosts/semerj.org.br/www/wp-content/themes/elegant-magazine/inc/hooks/blocks/block-post-header.php on line 15

XVI CBESP: um marco para a educação do século 21

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCariocaoca

03/06/2024 06:00:01

Chegou uma das semanas mais aguardadas do ano: a que acolhe o Congresso Brasileiro da Educação Superior Privada (CBESP). A 16ª edição do maior evento do setor no país acontecerá de quarta a sexta-feira (5 a 7/6), em Mogi das Cruzes (SP). Sob o tema “Políticas públicas educacionais: soluções criativas e inovadoras para um novo Brasil”, centenas de reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas debaterão  caminhos para a educação transformadora que o país tanto necessita.

As expectativas para o evento estão elevadíssimas. Reconhecido pela qualidade das exposições, debates e networking, o CBESP entregará aos participantes uma programação repleta do que há de melhor tanto no que se refere às teorias quanto às práticas necessárias para darmos os saltos imprescindíveis nas nossas políticas educacionais.

Comandando o talk-show de abertura, o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Paulo Henrique Pereira, falará sobre como o órgão tem atuado para contribuir com o fortalecimento do sistema educacional, tendo em vista que é o responsável pelo diálogo e a cooperação entre os diferentes atores que atuam em prol do desenvolvimento sustentável.

A programação inclui, ainda, temas como a internacionalização da educação superior; a integração entre a educação básica e a educação superior como estratégia inovadora (painel que contará com a presença de diversos conselheiros do CNE); a relevância da EAD na democratização da educação; a importância da educação profissional e tecnológica para a promoção do desenvolvimento nacional; políticas públicas e educação empreendedora; e as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma atividade que já se tornou tradição no CBESP são os workshops relacionados à temática central do evento. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de debater e aprender mais sobre os seguintes aspectos: Políticas Públicas Educacionais e as Questões Ambientais; Políticas Públicas Educacionais e o Novo Brasil; Políticas Públicas Educacionais e as Modalidades Pedagógicas; Políticas Públicas Educacionais e o Sinaes.

Em meio a tantos temas relevantes e centrais diante do contexto dinâmico e desafiador pelo qual passa a educação, o Congresso deste ano será encerrado com uma palestra estratégica sobre como as instituições de educação superior devem se adaptar à nova economia da atenção e à educação do futuro. Conduzido pelo empresário e influenciador digital Joel Jota, o talk-show irá focar em como as redes sociais podem criar experiências de aprendizado mais dinâmicas, acessíveis e envolventes.

Por fim, como acontece em todas as edições, será lida a Carta de Mogi das Cruzes, documento que consolida os debates e, principalmente, os encaminhamentos resultantes do evento. Um diferencial deste ano é que o CBESP marcará o lançamento da Agenda Programática 2024, construída pelo Brasil Educação – Fórum Brasileiro da Educação Particular com o objetivo de nortear as ações da entidade pelos próximos anos. O documento foi fundamentado em cinco eixos (Expansão, Qualidade, Inovação, Regulação e Tributação) que se dividem em 20 metas.

Como se vê, temos um grande CBESP à vista. Uma edição para marcar, definitivamente, a conexão entre as políticas públicas educacionais e a construção da educação do século 21. Serão dias de profundo aprendizado e integração entre todos os atores capazes de fazer a mudança necessária na educação brasileira. Que venha o XVI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular!

About The Author