O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta quinta-feira, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 teve 4.004.764 pessoas inscritas.
Esse número é o menor desde o Enem 2007, quando 3,57 milhões de participantes se inscreveram. Também é o menor desde que a prova adotou o formato atual, em 2009. Em 2014, foram 8,7 milhões de inscritos, o número mais alto da história do exame.
O número final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, porque o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser feito até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não é concluída.
— A redução significativa no número inscritos no ENEM representa o desencanto de centenas de milhares de jovens com relação ao futuro do país. Representa também a dificuldade que muitos jovens tiveram com as escolas fechadas durante a pandemia. O risco para o Brasil é um verdadeiro apagão da mão-de-obra no futuro, vai faltar profissional qualificado para dar conta do desenvolvimento econômico. É preciso lutar contra isso — afirmou Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
A quantidade de inscritos de 2021 também é 34% menor do que no ano passado: em 2020, 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no exame, e 5,5 milhões completaram a inscrição. No fim do segundo dia de prova, apenas 2,5 milhões compareceram. A taxa de 55% de abstenção foi recorde desde 2009.
Neste ano, diferentemente da edição anterior do Enem, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais. O Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.
Dos inscritos, 3.903.664 deverão fazer a versão impressa. A versão digital teve as 101.100 vagas ofertadas preenchidas.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
Regras de prevenção à Covid-19
Será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19.
No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos.
De acordo com o edital do Exame, não seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.
FONTE: ABMES
About The Author
Veja também
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior
-
Ensino superior a distância dispara no Brasil, mas há desafios para garantir a qualidade
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro