Com a pandemia do Covid-19, o avanço do ensino no ambiente digital, que antes costumava ser exceção, virou regra, e tantos alunos e professores tiveram de se adaptar a um novo normal. A tecnologia quebrou as barreiras que antes nos separavam. Mesmo em contexto de distanciamento social, conseguimos conectar alunos e professores como nunca antes, através de videochamadas, compartilhamento de dados em nuvem e ferramentas de colaboração e produtividade.
Enquanto o mundo inteiro parou, o Google Cloud trabalhou para manter estudantes, professores e pesquisadores conectados e trabalhando de maneira colaborativa, mesmo estando em locais diferentes. Atualmente são mais de 170 milhões de usuários do Google Workspace for Education, e mais de 150 milhões no Google Classroom. O Chromebook, dispositivo criado para potencializar a aprendizagem por meio da tecnologia, foi o equipamento do gênero mais vendido no mundo em 2020.
Um exemplo na prática de como o Google Cloud pode fomentar a pesquisa acadêmica como nunca antes é o caso do projeto EyeSpace, um aplicativo que ajuda pessoas com deficiência visual a ter uma mobilidade segura no ambiente ao seu redor. A ferramenta descreve o espaço para o usuário através de áudio, incluindo os obstáculos que se encontram no caminho.
Além de ter sido criado com softwares próprios do Google Cloud, como o Cloud AutoML e o Dialogflow, o time de estudantes e pesquisadores utilizou ferramentas de produtividade e colaboração do Google Workspace para se comunicar e trabalhar em equipe. Só assim foi possível que a Sara, estudante de Arquitetura e Urbanismo de Passo Fundo, no Brasil, pudesse compartilhar conhecimentos com o Rishad, graduando em Ciência da Computação na Boston University, nos Estados Unidos.
Graças à funcionalidade e à flexibilidade que o Google Cloud proporciona, muitas iniciativas como essa podem sair do papel – ou melhor, sair da nuvem. Se você é educador de dentro ou fora da sala de aula e quer conhecer todo potencial que o Google Cloud tem para oferecer à educação, marque na agenda o encontro “Google Workspace for Education: 5 coisas que você precisa saber”, no próximo dia 30 de junho, das 18h às 18h30.
Nos vemos na nuvem!
Conteúdo patrocinado
FONTE: ABMES
About The Author
Veja também
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior
-
Ensino superior a distância dispara no Brasil, mas há desafios para garantir a qualidade
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro