A história da Beijing Language and Culture University(BLCU) começou em 1962, quando foi inaugurada pelo então primeiro-ministro da China, Zhou Enlai. Atualmente, a instituição possui 55.899 alunos. Desses, 48.727 são chineses e 7.172 estrangeiros.
Desde 2011, a BLCU, universidade pública localizada em Pequim, na China, oferece cursos de doutorado em Línguas Estrangeiras e Literatura.
A instituição é conhecida como “Mini Nações Unidas” e é a única universidade da China especializada em cursos de línguas e cultura chinesa para estrangeiros. Além disso, a BLCU oferece cursos profissionalizantes para chineses em diversas áreas, como Idiomas Estrangeiros, Mandarim, Ciência da Informação, Economia e Artes.
A BLCU possui o maior e mais conceituado departamento de ensino da língua e da cultura chinesa para estrangeiros do mundo. Desde sua fundação, a universidade capacitou cerca de 200 mil estudantes de 183 países diferentes.
Muitos ex-alunos da instituição são referência em campos como Educação, Política e Negócios. Entre eles estão o presidente do Cazaquistão, Kassem Tokayev; o ex-presidente da Etiópia, Mulatu Teshome Watto; o presidente do Comitê Nacional de Segurança da República do Cazaquistão, Karim Massimov; o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Morgulov; o sinólogo alemão Wolfgang Kubin e o físico americano ganhador do Nobel de Física de 2001, Eric Cornell.
A BLCU é composta por três faculdades, nove escolas independentes e oito centros de pesquisa.
Os participantes da 3ª Delegação ABMES Internacional terão a oportunidade de conhecer a Faculdade de Línguas Estrangeiras (Escola de Línguas e Cultura Europeias) da universidade. O local é composto por departamentos franceses, alemães, espanhóis, portugueses, italianos e russos. Cada um deles possui programas específicos de cooperação com instituições estrangeiras, variando de acordo com seus interesses. Além de empregar um corpo docente de alto nível com fortes habilidades de pesquisa, a faculdade forma seus estudantes para atuarem nas áreas de Diplomacia, Mídia, Finanças, Educação e Pesquisa.
A Delegação ABMES também visitará a Faculdade de Educação Internacional da Língua Chinesa para conhecer a experiência da BLCU na promoção do seu idioma e a Escola de Artes, onde poderão entender um pouco mais sobre a cultura local.
About The Author
Veja também
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado
-
Instituições de ensino superior têm até 16/12 para aderir ao ProUni 2025
-
CNS recomenda ao MEC exigência de ensino presencial para graduações da saúde