Está aberto o período de protocolo para admissão de processos regulatórios no e-MEC, o sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior. O Calendário 2016 para expedição de atos foi estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) naPortaria Normativa nº 1, publicada em 4 de janeiro deste ano.
Na modalidade de ensino presencial, os interessados têm até 15 de outubro para solicitar o reconhecimento de curso e o credenciamento de Instituição de Ensino Superior (IES), credenciamento como Centro Universitário, credenciamento de campus fora de sede e autorização de curso em processo vinculado a credenciamento de IES.
Já na modalidade de ensino a distância, pode ser solicitado, até 15 de outubro, reconhecimento de curso; credenciamento de IES e autorização de curso em processo vinculado a credenciamento de IES e aditamento de credenciamento de polos de apoio presencial.
O pedido de autorização de curso em processo não vinculado a credenciamento de IES, tanto na oferta presencial quanto a distância, pode ser protocolado até 15 de setembro.
A possiblidade de ingresso de processos regulatórios no sistema e-MEC é possível apenas duas vezes ao ano. Confira na Portaria Normativa nº 1/2016 todos os prazos e condicionalidades estabelecidos pelo MEC. Os processos de renovação de reconhecimento de cursos obedecerão ao fluxo estabelecido em norma própria, editada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior deste Ministério da Educação (Seres/MEC), tendo como referência o ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Fonte: ABMES
Veja também
-
GOVERNO PRETENDE ESTIMULAR EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO ENSINO MÉDIO
-
MEC ANUNCIA ABERTURA DE CHAMADA PARA VAGAS REMANESCENTES DO FIES A ALUNOS JÁ MATRICULADOS
-
MEC renova a prorrogação de 30 dias do prazo para publicação dos editais do Mais Médicos
-
Portaria nº 1.771/2023 estabelece procedimentos para o aumento de vagas dos cursos de Medicina
-
Compreendendo os programas Emprega + Mulheres, Prevenção e Enferntamento ao Assédio Sexual e a Lei da Igualdade Salarial