O Ministério da Educação reduziu o valor do financiamento para o Fies. O limite será de R$ 5 mil por mês e acabou pegando muito aluno de surpresa.
Esse valor é 30% menos do que era oferecido em 2016. O governo diz que reduzir o financiamento foi a solução para tornar o programa sustentável.
O diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, lembra que já faz dois anos que o estudante não tem conseguido o financiamento integral do curso. Para ele, essa nova mudança vai diminuir ainda mais as chances de um aluno de baixa renda fazer faculdade. “O aluno tem a expectativa de que ele vai ter o financiamento de 100%, e ao ir à instituição comprovar a documentação é que ele fica sabendo qual o real percentual que ele vai ter financiado. Muitas vezes, ele não tem como arcar com essa diferença de mensalidade e acaba abandonado a vaga”, afirmou.
Fonte: ABMES
About The Author
Veja também
-
MEC pagará bolsa de R$ 1050 para estudantes de Licenciaturas; cursos EAD são vetados do programa
-
REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior