Começou na manhã de terça-feira, 14, o cadastro dos concluintes habilitados à edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Também foi aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado. De responsabilidade do estudante, as duas etapas e foram introduzidas na edição passada do exame pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Este ano, serão avaliados alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel em 14 áreas, além de 13 áreas que conferem diploma de tecnólogo.
O cadastro deve ser feito entre até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro, pelo Sistema Enade ou pelo aplicativo do Enade. Só podem se cadastrar os estudantes previamente inscritos pelos coordenadores de curso. Para fazer o cadastro é necessário selecionar a opção “Primeiro acesso” para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF, além de um telefone e e-mail válidos.
O Inep garante atendimento especializado, específico e por nome social aos estudantes que requererem e comprovarem sua necessidade. O prazo para solicitar atendimento específico e especializado, que exige documentos comprobatórios da situação a motivar o pedido, vai até 3 de setembro. Já a solicitação de atendimento por nome social é posterior, de 4 a 10 de setembro.
É oferecido atendimento especializado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. O atendimento específico é direcionado a gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outra condição específica.
Fonte:IPAE 081 – 16/08/18
About The Author
Veja também
-
“Principal preocupação com o EAD é qualidade”
-
EAD democratiza acesso ao ensino superior, mas garantia de qualidade ainda é desafio
-
Avanços e desafios do novo Enade
-
MEC anuncia aumento do teto para financiamento do curso de Medicina no FIES
-
Fies beneficia mais de 50 mil estudantes, maioria são mulheres