IASE 2025: radiografia da empregabilidade dos egressos

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCariocaoca

17/02/2025 08:00:01

No momento em que o planeta discute os rumos da educação superior frente às novas tecnologias, em especial a inteligência artificial (IA), o debate sobre a qualidade da oferta ganhou novos contornos e desafios.

No Brasil, um aspecto avaliativo que tem ganhado força é a empregabilidade dos egressos, inclusive em virtude de um movimento encabeçado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela ABMES, como destacou o diretor de Avaliação da Educação Superior do órgão, Ulysses Teixeira, durante o seminário realizado pela Associação no último dia 11 de fevereiro. 

Foi nesse contexto que, em 2022, lançamos o Indicador ABMES/Simplicity de Empregabilidade (IASE) com cinco objetivos específicos: instituir um padrão nacional de acompanhamento do egresso; contribuir com os instrumentos de avaliação; proporcionar um mecanismo de gestão interna para as IES; oferecer informações relevantes para a sociedade brasileira; e reconhecer as instituições engajadas no acompanhamento dos seus discentes.

Entre a primeira edição, com 10 instituições participantes e 1.942 respondentes, e a pesquisa de 2024, quando 122 IES totalizaram 8.099 respondentes, os números têm se mostrado cada vez mais positivos não só em relação à adesão, mas também no que diz respeito ao desempenho dos egressos no mercado de trabalho.

Com dados segmentados por critérios como gênero, curso, modalidade, atuação na área de formação e apoio à carreira recebido da instituição, o Indicador já é reconhecido como um marco no esforço de inserir a empregabilidade como uma das dimensões no processo avaliativo das IES, apontando uma direção segura de por onde é possível caminhar nesse mapeamento.

Além disso, o IASE também tem se revelado uma importante ferramenta de gestão para as instituições de educação superior na medida em que aponta tendências de mercado. Mais do que isso, cada IES participante recebe seus microdados, o que permite saber, por exemplo, o desempenho de cada curso. Desta forma, é possível mapear e corrigir, desde já, eventuais problemas, e reduzir a possibilidade de avaliações negativas em um futuro próximo.

Dito tudo isso, quero fazer um convite a você, gestor de instituição que ainda não participa do IASE: as inscrições para a edição deste ano estão abertas e vão até o próximo dia 28 de fevereiro. Podem participar instituições associadas ou não à ABMES e também as públicas. E quanto custa para participar? Nada. O processo é totalmente gratuito e está disponível no Portal da Empregabilidade.

Assim como a aplicação das novas tecnologias na educação superior, a inserção da empregabilidade como critério de qualidade é um caminho sem volta. Seja por meio dos instrumentos oficiais de avaliação ou pela percepção geral dos estudantes, instituições que mais e melhor empregam seguirão ganhando força, visibilidade e atratividade em um cenário cada vez mais competitivo.

O tempo está correndo e a favor daqueles que sabem aproveitá-lo com sabedoria. Então, não deixe para depois: inscreva agora mesmo a sua IES no IASE 2025!

About The Author