– Vamos conversar?

Celso Niskier
Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca

A principal missão de toda instituição representativa é atuar pelos legítimos interesses do setor que representa. No caso da ABMES, as mantenedoras de educação superior particular. Mas a construção de uma agenda coletiva nem sempre é um processo simples. Mapear as demandas exige uma certa dose de empenho, outra boa dose de bom senso e, sobretudo, diálogo.

Mas quantas vezes conseguirmos ir além do que o caráter representativo demanda? Quantas vezes paramos para ouvir com proximidade e empatia questões que afligem uma instituição de modo específico? Se, por um lado, é verdade que nem sempre as pautas do setor são unânimes, dada a diversidade de realidades, por outro lado precisamos estar atentos para um acolhimento mais amigável e personalizado a todos que dele necessitam.

Ao longo dos seus quase 40 anos de existência, a ABMES sempre buscou estar próxima dos seus associados. Diversos canais de diálogos foram estabelecidos com o objetivo de prover um atendimento diferenciado a cada um dos nossos associados, mas a excepcionalidade e as demandas do último ano nos mostraram que precisávamos ir além. E assim surgiu mais um espaço de interlocução: o Fale com o Presidente.

Mas, ao contrário do que geralmente ocorre com esse tipo de iniciativa, aqui não teremos uma resposta automática de e-mail ou mensagens respondidas por hábeis sistemas de inteligência artificial ou assessores estrategicamente imbuídos dessa missão. Apesar do distanciamento social ao qual temos sido submetidos nos últimos meses – ou talvez ainda mais por causa dele – o olho no olho segue sendo a maneira mais eficiente para uma boa conversa.

Por isso, ainda que por videoconferência, toda semana estarei disponível para conversar com mantenedores de todo o país sobre os mais diversos assuntos. De dúvidas e informações sobre projetos e pautas em andamento a busca de soluções para questões específicas da instituição, passando por uma melhor compreensão das demandas e das necessidades dos nossos associados.

E, sim, assim como ocorre com outros serviços, esse espaço de interação e troca de ideias é exclusivo aos associados da ABMES, que poderão agendar a nossa conversa por meio do sistema de agendamento disponibilizado no site da Associação. Se a sua IES ainda não é associada, envie um e-mail para relacionamento@abmes.org.br e saiba como se associar.

Por meio do Fale com o Presidente queremos estar cada vez mais perto dos associados, enfrentando os desafios de mãos dadas e contribuindo para o fortalecimento do setor de educação particular como um todo. Temos convicção de que não teremos todas as soluções a pronta-entrega, mas confiamos que, juntos, iremos construí-las. Vamos conversar?