O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para que os estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) façam a renovação neste primeiro semestre. Os alunos, cujos acordos foram firmados até dezembro de 2017, precisam fazer o procedimento até 30 de junho.
O prazo anterior terminaria na próxima sexta-feira (30/4). No entanto, a autarquia estendeu o período para garantir que todos os estudantes pudessem realizar a renovação durante a pandemia de Covid-19. A portaria que estabeleceu a nova data foi publicada na segunda-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU).
O novo prazo também é válido para fazer a transferência integral de curso ou de instituição de ensino. Os alunos que precisam solicitar a ampliação do tempo do financiamento também terão até o dia 30 de junho.
Renovação
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido é feito inicialmente pela Comissão Permanente de Supervisão e Atendimento (CPSA) da instituição de ensino superior a qual são vinculados. Após esse processo, os estudantes devem validar as informações inseridas no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
No caso de aditamentos não simplificados, ou seja, quando há alteração nas cláusulas do contrato como, por exemplo, mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Os contratos do Novo Fies, concedidos a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa Econômica.
FONTE: ABMES
About The Author
Veja também
-
REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA
-
Ações do MEC fortaleceram a educação superior em 2024
-
Educação superior: Desigualdade social ainda limita o acesso e condiciona escolhas profissionais dos mais pobres
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior
-
Ensino superior a distância dispara no Brasil, mas há desafios para garantir a qualidade