Ministério da Educação promove Capacitação 4.0


A busca por profissionais cada vez mais especializados, que conciliem não somente habilidades e conhecimentos técnicos, mas também competências socioemocionais, é uma realidade dos dias atuais.

De olho nesta realidade, o Programa Capacitação 4.0, iniciativa do Ministério da Educação, realizada em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii) busca apoiar instituições de educação profissional e tecnológica e do ensino superior na estruturação e implantação de ações de capacitação de estudantes nestas competências.

Em fase de implementação nas 13 instituições da Rede Federal credenciadas à Embrapii, o programa tem a meta de capacitar 10 mil estudantes até 2025. As ações de capacitação são realizadas nos Polos de Inovação destas instituições e o estudante interessado deve procurar sua instituição para saber como se candidatar ao processo.

Com origem em projetos de PD&I, de pesquisa e desenvolvimento, a capacitação utiliza o meio de aprendizagem baseada em resolução de problemas ou Problem Based Learning. Os estudantes vão ter a possibilidade de participar de todas as etapas de projetos reais, demandados pelas empresas parceiras.

O público-alvo são discentes em formação, no ensino médio, graduação, mestrado ou doutorado, dentro das respectivas áreas de atuação em pesquisa aplicada, voltada para indústria e de competência da unidade credenciada à Embrapii. Todo o processo tem a orientação e avaliação de tutores, sendo fornecido ao final de períodos específicos, o certificado de conclusão.

O Ministério da Educação aportou R$ 15 milhões para o início do Programa, que já contratou 15 unidades vinculadas à Emprapii, entre institutos federais, institutos privados e universidades federais.

Saiba Mais

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com organizações do setor industrial.

Além de estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento de unidades em universidades federais também visa capacitar profissionais para atuarem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na indústria.

Fonte da Notícia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO