Foto: Divulgação/ Capes
Com a publicação no Diário Oficial União (DOU) desta sexta-feira, 24, o professor Benedito Guimarães Aguiar Neto é o 22º nome a assumir a presidência da Capes desde a sua criação, em 1951.
Aguiar sucederá a Anderson Correia, que chegou à presidência da Coordenação em fevereiro de 2019. Ele deixa reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), onde ficou à frente do cargo desde 2011.
Benedito Aguiar irá liderar – juntamente com o Conselho Superior da Capes e em constante diálogo com a comunidade acadêmica – a Coordenação, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.
A Capes investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.
Formação
Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado (1977) e mestre em Engenharia Elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), e pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos (2008).
Trajetória acadêmica
Na UFPB, foi coordenador do Curso de Engenharia Elétrica e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, mesmo cargo ocupado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ainda na UFCG, foi professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação, nas áreas de Telecomunicações e Processamento de Sinais.
Na Universidade Mackenzie, além de reitor, foi membro dos conselhos Deliberativo e Universitário.
Atuações junto à sociedade civil organizada e ao Estado
Aguiar também foi editor da Revista de Ensino de Engenharia da (ABENGE) e diretor acadêmico. Foi presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, de 2003 a 2005. Foi vice-presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, membro das comissões de Assessoria do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de Especialistas de Engenharia do Ministério da Educação/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (MEC/Confea), bem como do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
O novo presidente da CAPES também foi avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), vice-presidente, para o Brasil, da Organização Universitária Interamericana (OUI), e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CONSEA/FIESP).
Prêmios
Durante a sua carreira profissional e acadêmica, Benedito Guimarães Aguiar Neto foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College, USA, de Professor Emérito pela UFPB, de Cidadão Campinense, pela Câmara Municipal de Campina Grande-PB, de Cidadão Paraibano, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, com as medalhas Amigos da Marinha e Exército Brasileiro.Veja a matéria original
About The Author
Veja também
-
Vai à Câmara projeto que incentiva idosos no ensino superior
-
Ensino superior a distância dispara no Brasil, mas há desafios para garantir a qualidade
-
Pesquisa da CNI aponta deficit de 75 mil engenheiros no mercado brasileiro
-
Agora, lifelong learning para médicos
-
CAPES define valor de custeio para pós-doutorado