Aberta manifestação sobre classificação de curso

O Instituições de educação superior podem se manifestar pelo Sistema Enade. Prazo se encerra em 31 de outubro

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quarta-feira, 13 de outubro, o período para manifestação sobre a sexta etapa de classificação preliminar dos novos cursos conforme a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). Essa fase se refere apenas aos cursos inseridos no cadastro e-MEC antes de 1º de junho de 2020, cujos processos foram concluídos no período de 12 de maio a 3 de outubro de 2021.

As instituições de educação superior têm até o dia 31 de outubro para se pronunciarem a respeito dos novos cursos, no ambiente de classificação Cine Brasil, no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Após esse período, as classificações que não tiverem registros de manifestações serão consideradas válidas. Ao todo, são 202 instituições de educação superior e 335 cursos de graduação, sendo 110 tecnológicos, 178 de bacharelado e 47 de licenciatura.

A classificação dos novos cursos é baseada no conteúdo temático predominante do curso, identificado por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), das Diretrizes Curriculares, e do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Dessa forma, o rótulo indicado se refere aos cursos com proposta semelhante, considerando a diferença do grau acadêmico.

Materiais – O Inep disponibiliza, em seu portal, o passo a passo “Manifestação sobre a Classificação Preliminar dos Novos Cursos” e o “Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais – Cine Brasil”. Além disso, o instituto dispõe do e-mail classifica.curso@inep.gov.br para esclarecimento de dúvidas.

Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do País. Ela é utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do Cadastro e-MEC.

Acesse o passo a passo “Manifestação sobre a Classificação Preliminar dos Novos Cursos”

Veja o “Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais – Cine Brasil”

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

FONTE: PORTAL MEC