Uma rede de redes

Celso Niskier

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

15/05/2023 06:00:01

Dando continuidade à intensa agenda de capacitação, troca de experiências e muito networking promovida em solo espanhol pela Universia, com apoio do Banco Santander, nos dias 11 e 12 de maio aconteceu, em Múrcia, o encontro de presidentes e reitores das três redes que integram o projeto MetaRed: MetaRed TIC, MetaRed X e MetaRed ESG/ASG.

A iniciativa, que também contou com o apoio da Universidade de Múrcia, teve como objetivo abrir espaços de reflexão e discussão dos eixos que nortearão o trabalho a ser desenvolvido dentro da rede, além de permitir o compartilhamento das atividades realizadas pelas redes tanto na esfera nacional como internacional.

Com um formato mais enxuto do que o do encontro de reitores realizado previamente, em Valencia – que debateu a relevância das universidades para a sociedade e sobre o qual discorri no artigo da semana passada, desta vez o encontro contou com cerca de 70 pessoas dos 10 países ibero-americanos que integram a MetaRed. Com os debates centrados nos próximos passos das redes, também houve abertura para a proposição de ações inovadoras ou novas linhas de atuação.

Além de mim, a MetaRed X Brasil também esteve representada por seu secretário-executivo, Max Damas. Coube a nós apresentarmos, durante uma das reuniões de trabalho, os resultados da pesquisa com jovens empreendedores realizada pela ABMES em parceria com a Educa Insights. Alguns dos principais dados desse levantamento haviam sido divulgados em seminário realizado em abril pela Associação, ocasião na qual a MetaRed X Brasil foi oficialmente lançada, e em breve estarão disponíveis no site da entidade.

Vale lembrar que a MetaRed X consiste em uma rede colaborativa de instituições de educação superior ibero-americanas, promovida pelo Universia e Santander Universidades, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no contexto da graduação, como a criação de startups e o aumento da interação das IES com ecossistemas empreendedores. Seu propósito é o de construir, coletivamente, a maior rede colaborativa de empreendedorismo universitário.

Assim como ocorreu em Valência, o encontro de Múrcia foi marcado pelo elevado padrão de qualidade dos debates e trabalhos. Foram dois dias intensos que, acredito, resultarão em avanços significativos para a MetaRed como um todo, e para a MetaRed X Brasil mais especificamente.

Faz alguns anos que a pauta do empreendedorismo vem se fortalecendo no nosso país e ganhando corpo como um mecanismo eficaz para a superação dos nossos principais desafios socioeconômicos. A criação do Instituto Êxito de Empreendedorismo, sob a liderança do meu amigo Janguiê Diniz e do qual tenho a honra de ser vice-presidente, foi um marco significativo nesse sentido. Inclusive, a chegada da MetaRed X ao Brasil é um dos frutos do trabalho desenvolvido pelo Instituto.

Se lá atrás eu já tinha convicção do poder de transformação do empreendedorismo, depois desses cinco dias na Espanha (incluindo os dois eventos); depois de tudo que tenho vivenciado como presidente da MetaRed X Brasil, desde o seu processo de construção; e depois de tudo o que tenho acompanhado por meio do Instituto Êxito, essa convicção foi altamente potencializada. E o melhor de tudo: poder compartilhar não só conhecimento, mas também espaços privilegiados de atuação e oportunidades únicas de crescimento com as instituições brasileiras de educação superior por meio da ABMES. Vem muita coisa boa por aí!