ABMES: há 40 anos dando bons frutos

Celso Niskier, Vice-Presidente do SEMERJ e  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)Reitor do Centro Universitário UniCarioca

08/08/2022 06:00:01

Se uma árvore tivesse sido plantada no dia em que a ABMES foi fundada, hoje ela seria frondosa, de tronco largo e com raízes fortes e profundas para captar água mesmo nos longos períodos de seca tão característicos do Distrito Federal, onde está situada a sede da Associação. Em 40 anos, essa árvore já teria dado frutos saborosos e seria dona de uma copa densa e extensa, capaz de acolher todos aqueles que buscassem na sua sombra um refresco para um dia quente.

Embora essa árvore não exista no sentido literal, o que este texto celebra são os frutos resultantes daquela semente plantada em agosto de 1982 por pessoas visionárias e comprometidas com o fortalecimento da educação superior no Brasil. Pessoas que vislumbraram na união do setor particular a criação de uma associação para representar nacionalmente a categoria e lutar por seus legítimos direitos.

Ao celebrar seus 40 anos, a ABMES tem na sua base um legado sólido e profundo como as raízes da nossa árvore imaginária. Cada ação, cada projeto, cada reunião realizada ao longo de quatro décadas foi importante para que chegássemos neste momento. Se por um lado é verdade que o solo da educação é fértil, por outro há que se reconhecer e valorizar todo o empenho e esforço empregados pelas diretorias que nos conduziram até aqui.

Candido Mendes, Édson Franco, Gabriel Mario Rodrigues e Janguiê Diniz são algumas das lideranças que cumpriram com louvor a missão de construir, manter e expandir a ABMES, sem abrir mão de termos uma associação acolhedora, sempre preparada para abrigar sob a sua copa todos os tipos de instituições particulares de educação superior.

Desde 2019, ao lado da Débora Guerra, Janguiê Diniz e Daniel Castanho, assumimos a direção da ABMES e estabelecemos uma estratégia de atuação articulada em cinco pilares: informação, influência, inovação, internacionalização e integração. Esses cinco Is revelam o compromisso da entidade com o aperfeiçoamento da sua gestão.

Por isso, além de manter o legado histórico, nos esforçamos para inserir a Associação no contexto da indústria 4.0. Foi assim que surgiram iniciativas como o ABMES LinC, o ABMES LAB e o podcast E por falar em educação. Também investimos na formação de grupos de trabalho sobre assuntos como formação docente, empregabilidade, quadrantes híbridos e empreendedorismo. Os resultados têm sido surpreendentes e já se desdobraram em insumos para políticas educacionais como os que são apresentados nas publicações O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente e Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes – 2022.

Agora, no bojo das celebrações pelos 40 anos, estamos lançando uma iniciativa inédita e pioneira no setor educacional: o ABMES Plus. Trata-se de um serviço de streaming que, além de reunir todo o conteúdo digital da Associação, vai disponibilizar conteúdos exclusivos para assinantes. Os associados receberão suas senhas e não-associados poderão pagar pela assinatura. Acredite: o que vem por aí é um verdadeiro hub de conhecimento em educação superior!

É assim que a ABMES entra na sua quinta década de existência: cheia de projetos, novidades e com muito fôlego para seguir sua jornada como a maior entidade representativa do setor particular de educação superior. Começamos a dar os primeiros passos ao que um dia será a ABMES 5.0, uma entidade ainda mais digital, como é a tendência destes tempos disruptivos. Contudo, não abriremos mão dos cinco Is que têm pautado a nossa gestão e seguiremos firmes no propósito maior que é o de manter a nossa principal característica: a de ser uma entidade acolhedora.

Tenho convicção de que os próximos 40 anos serão tão ou ainda mais frutíferos. A história da ABMES está só no começo. Sorte a nossa que somos apaixonados por ela. Sorte do país que seguirá contando com o apoio da Associação na busca pelo fortalecimento e pela democratização do acesso à educação superior. Vida longa à ABMES